Montadora comercializou um total de 65.281 veículos. Brasil consumiu 5.750 unidades
A Scania fechou o ano de 2006 com um volume total de 65.281 veículos comercializados – crescimento de 12% frente a 2005 – e receitas operacionais de 8,7 bilhões de coroas suecas, o que corresponde a 967 milhões de euros, aumento de 28% se comparado ao ano anterior. A margem operacional da companhia no período foi de 12,4%. Em 2005, este índice foi de 10,8%. Com estes números, a montadora registrou em 2006 um novo recorde em seu balanço anual.
Ao todo, foram 59.344 caminhões vendidos em todo o mundo, aumento de 13% se comparado a 2005, e 5.937 ônibus, acréscimo de 2%. A América Latina consumiu 7.957 caminhões, 2,3% a mais do que 2005, e 1.679 ônibus, queda de 2,7%. No total, a região representou 15% das vendas mundiais da Scania.
No Brasil, foram 5.047 caminhões (segundo maior mercado da companhia) e 703 ônibus comercializados, quedas respectivas de 3,3% e 22,1% se comparado aos volumes do ano anterior. O maior mercado mundial de caminhões para a empresa foi a Grã-Bretanha, com 5.757 unidades.
Segundo o CEO mundial da Scania, Leif Östling, as necessidades crescentes de transporte e a falta de estrutura para atendê-las têm levado ao aumento da demanda por veículos novos e serviços em praticamente todos os mercados em que a Scania atua. “Estamos bem preparados para esse crescimento futuro e nos próximos anos esperamos um aumento constante de 10% em nossas vendas anuais, sempre com uma rentabilidade sustentada de 12% a 15%”, afirma.