Plano de Excelência analisa o serviço prestado na distribuição de sorvetes
A Kibon, uma das principais empresas no mercado de sorvetes do Brasil, vem desde o ano passado avaliando suas transportadoras para tentar adequá-las aos padrões da companhia. A avaliação faz parte do Plano de Excelência Kibon, criado em 2005 e em atividade neste ano com as 15 companhias que atendem a marca.
Segundo Marcelo Furtado, gerente de Customer Service da empresa, o plano foi desenvolvido com o objetivo de dar à Kibon uma visão mais ampla de sua cadeia de abastecimento. “O nosso produto é muito perecível e não estávamos monitorando a parte da operação que envolve terceiros, no caso as transportadoras”, diz Furtado.
De acordo com Kátia Nascimento, analista da empresa e idealizadora do programa, as transportadoras passam por várias avaliações. “Mensalmente, o coordenador de cada filial faz uma avaliação e os resultados são divulgados para as empresas poderem atingir as metas estabelecidas”, diz Kátia. As transportadoras foram divididas em grupos, classificados como Operacional, Qualidade e SHE (Segurança, Saúde e Meio Ambiente). Cada grupo tem um conjunto de normalizações que devem ser adotadas e, depois avaliadas.
Furtado explica que a empresa não é excluída caso não atinja o padrão. “Nosso plano não é punitivo e apenas mostramos que é possível cumprir os desafios estabelecidos”, diz. No ano passado, a RN Transportes, de Marília (SP), foi o destaque do plano, obtendo nota máxima em todos os quesitos. Segundo Kátia, a empresa melhor cotada continua sendo avaliada e precisa manter os padrões alcançados.
Para Furtado, são várias as motivações para a empresa alcançar as metas. “Em primeiro lugar o fator financeiro, pois a falta de cuidado acarreta custos”, diz ele. “Além disso as transportadoras criam expertise na área de congelados e também recebem o reconhecimento da Kibon, que a considera um bom parceiro para trabalhar”, diz.