A Microsiga Software completa 20 anos de mercado e investe em um novo conceito de ERP/CRM: o Ecossistema de Negócios. Calcado no compartilhamento de informações de forma estruturada, por meio do Ecossistema de Negócios o cliente Microsiga poderá acessar uma plataforma de integração de clientes da empresa, gerando uma grande base de conhecimento. No total, são 50 empresas participantes do Projeto de Integração Inteligente.
"O Ecossistemas de Negócios rompe a barreira modular dos sistemas baseados em departamentos e processos ou os chamados verticais e flexibiliza informação para todos os usuários internos e externo", explica Claudio Bessa, diretor de marketing da empresa. Além disso, a empresa adota o Modelo Corporativo como forma de comercialização de software.
A mudança se deve à nova tendência da tecnologia que aponta para a interação entre empresas na gestão de resultados, relacionamentos e negócios. As bases do projeto podem ser resumidas nas seguintes palavras: tecnologia, informação, relacionamento e resultados.
A empresa, que a partir de agora passa a se chamar Microsiga Intelligence, deve registrar um crescimento de 20%, comparado ao ano de 2002, quando obteve um faturamento de R$ 230 milhões. O faturamento deste ano deve chegar a R$ 275 milhões. O novo modelo começou a ser comercializado em agosto e receberá maior ênfase durante o ano de 2004.
A Microsiga quer entrar nesse novo cenário e promover a interação total entre as informações. A empresa acaba de adquirir a mexicana Sipros, totalizando investimentos de US$ 2 milhões em 24 meses. A idéia é triplicar a participação da Microsiga no mercado do México durante esse período.
O interesse pelo México se explica pelos números: o mercado de ERP naquele país é focado nas grandes empresas e é quase a metade do mercado brasileiro – são US$ 88 milhões de lá contra US$ 170 milhões do Brasil.