Filial brasileira prevê manutenção do crescimento com entrada nos setores de saúde e transporte
A Metrologic Inc. fechou 2005 com um faturamento de US$ 210 milhões, 18% superior ao ano anterior, e lucro líquido de US$ 25,2 milhões. Com oito anos de atuação no Brasil, a filial no País seguiu os passos da matriz norte-americana e bateu recordes em 2005. Com faturamento bruto de US$ 11,3 milhões e crescimento 42% acima do resultado de 2004, a unidade brasileira fechou o último trimestre do ano com uma venda de US$ 3,5 milhões. A empresa comercializa uma gama diversificada de produtos com tecnologia em laser, imagem e holografia, além de coletores de dados e impressoras de código de barras para as áreas de automação comercial, bancária e industrial.
As vendas anuais da empresa, que cresceram 18% quando comparadas aos US$ 178 milhões de 2004, foram impulsionadas pelos resultados do último trimestre, quando o faturamento chegou a US$ 61 milhões. Com isso, a matriz comemorou o melhor resultado trimestral da empresa em seus 37 anos de existência.
Segundo o gerente geral da filial brasileira, Cássio Pedrão, a Metrologic acredita na manutenção sustentada do crescimento para 2006, com previsão de atingir um faturamento entre US$ 240 e 250 milhões na sua operação mundial. Para o Brasil, o objetivo está em torno de US$ 13,5 milhões, com a entrada mais ativa da empresa no segmento de captura e coleta de dados – cujo crescimento registrado em 2005 foi superior a 21% – e a consolidação das parcerias com os canais de comercialização. “Também estamos abrindo novos mercados verticais, como saúde e transporte”, explica Pedrão.
O crescimento mais acentuado no País ocorreu no foco principal da empresa, os sistemas ópticos, principalmente com os leitores de códigos de barras. O aumento superou a casa dos 38% no ano e 65% no último trimestre. Ainda no Brasil, a empresa registrou crescimento superior a 95% no número de unidades vendidas de seu leitor vertical modelo inVista e 131% de seu leitor manual mais vendido, o Voyager.