A Iveco informa que registrou um crescimento nos emplacamentos de 78% no primeiro trimestre de 2022. Entre janeiro e março deste ano, a montadora obteve 10% de market share no mercado de veículos de carga. Como base comparativa, em 2019 a Iveco informa que tinha cerca de 5% market share no segmento.
O ano de 2022 tem trazido boas notícias para a Iveco. Após o lançamento do primeiro veículo comercial do mercado brasileiro sob as normas do P8 Euro VI – a Daily F1C MAX –, do anúncio de um ciclo de investimentos de R$ 1 bi para a América Latina e da primeira aparição nacional do pesado da marca movido a biometano – em evento do Governo Federal em Brasília (DF) –, o fechamento do primeiro trimestre demonstra que o slogan da marca "A gente não para!" faz todo sentido para a montadora.
De acordo com a companhia, esse crescimento vem sendo registrado também nos anos anteriores. Em 2021, a Iveco computou crescimento de 70% na comparação com o ano anterior. Já em 2020, a empresa teve crescimento de 30%.
O presidente da Iveco para a América Latina, Márcio Querichelli, lembra que por trás das boas notícias existe um trabalho dos funcionários da montadora para atuar em diferentes frentes com um objetivo de satisfazer o cliente.
“Esse resultado é fruto de um planejamento estratégico de longo prazo, muito estruturado, e de uma mudança completa de postura da marca agora como parte integrante do Iveco Group. O aumento na participação de mercado e nas vendas sem dúvida nos deixa muito felizes, mas o principal é saber que isso se deve a o que estamos disponibilizando para nossos clientes qualidade em produtos e serviços”, diz o executivo.
Querichelli destaca que a montadora está preparada para encarar os desafios do mercado brasileiro no ano em que completa 25 anos de operação no país, e que 2022 ainda reserva muitas novidades para a Iveco, como a consolidação do desenvolvimento de um caminhão rodoviário movido a biometano como parte do programa Brasil Natural Power, criado pela empresa especificamente para atender às principais missões de transporte de cargas realizadas no país.
O início do programa acontece no segundo trimestre de 2022 com operação assistida em clientes-chave. A expansão da Rede também continua, com a marca devendo ultrapassar os 100 pontos de atendimento no Brasil até o fim do ano. “Isso prova que a gente não para de crescer, não para de acreditar no Brasil e, principalmente, não para de trabalhar com foco total no cliente”, pontua Querichelli.