A BBM Logística anunciou os resultados do terceiro trimestre de 2021 (3T21), com recorde de faturamento e expansão das operações de last mile, alcançando R$ 356,2 milhões em receita líquida, que equivale a um aumento de 37,1% em comparação ao mesmo período de 2020. A receita bruta no período foi de R$ 432 milhões.
A companhia revela que fechou o trimestre com R$ 76,2 milhões de caixa e equivalentes. Visando financiar seu crescimento, a companhia estuda a terceira emissão de debêntures, além de já possuir linhas de crédito aprovadas com bancos de primeira linha.
“O terceiro trimestre foi positivo para a BBM, principalmente pela continuidade nos processos de expansão geográfica, forte crescimento do e-commerce e cross selling entre as empresas do grupo”, explica o CEO da BBM Logística, André Prado.
O crescimento, segundo a empresa, é reflexo da consolidação das aquisições da Translag e da Diálogo Logística, que aconteceram em setembro e dezembro de 2020, respectivamente. Foi registrado um aumento de 38% principalmente no segmento Transportation Management (TM) em relação ao segundo trimestre de 2021, impulsionado principalmente pelos resultados da divisão de Carga Geral Internacional.
A operação de e-commerce registrou novo recorde de volume, com 3,1 milhões de pedidos entregues no 3T21, 30% acima em relação ao terceiro trimestre de 2020 (3T20) e 8,3 milhões de entregas no acumulado do ano, representando um crescimento de 53% comparando ao período janeiro a outubro do ano passado.
Com relação às duas principais divisões de negócios, foi apresentada expansão significativa com novos clientes e expansão geográfica. A divisão TM atingiu 37,3% na receita líquida em comparação ao mesmo período de 2020, representando 66,5% do faturamento líquido da BBM. Já a divisão de DCC (operações logísticas dedicadas) cresceu cerca de 42% na receita liquida em comparação a 2020.
A BBM informa que continua avançando fortemente nas iniciativas de inovação, eficiência e qualidade. Em setembro, foi iniciado o roll out da implantação do ERP SAP para a divisão de carga fracionada, dando continuidade na preparação da BBM para acelerar a captura de sinergias de novas aquisições e na criação de um futuro centro de serviços compartilhados. A empresa também se prepara para o 1° Go Live do Marketplace, ferramenta que conectará as demandas de fretes com os motoristas autônomos para maior eficiência, agilidade e otimização dos recursos para as operações de TM.
A companhia também aprovou a implementação da agenda ESG com o objetivo de definir as diretrizes de atuação da área na empresa, reafirmando o compromisso da BBM na integração dos aspectos ambientais, sociais e de governança na condução dos seus negócios com foco na redução de impactos socioambientais negativos e na geração de valor para os stakeholders.
Em setembro, a empresa conduziu ainda uma pesquisa de materialidade para identificação e priorização de temas ambientais, sociais e econômicos relacionados às atividades do Grupo BBM que são considerados relevantes pelos públicos com os quais nos relacionamos. Neste processo foram realizadas entrevistas e uma pesquisa online com público externo e interno.