A Paccar divulga que obteve lucro líquido de US$ 377,7 milhões (US$1,08 por ação diluída) no terceiro trimestre deste ano, comparado com US$ 385,5 milhões (US$1,11 por ação diluída) obtidos no mesmo período do ano passado. A receita do terceiro trimestre foi de US$ 5,15 bilhões, frente aos US$ 4,94 bilhões registrados no terceiro trimestre de 2020.
A Paccar revela que ganhou US$ 1,3 milhão (US$ 3,85 por ação diluída) nos primeiros nove meses de 2021 e US$ 892,6 milhões (US$ 2,57 por ação diluída) no mesmo período do ano passado. A receita líquida para os primeiros nove meses de 2021 foi de US$ 16,84 bilhões, enquanto no mesmo período do ano passado foi de US$ 13,16 bilhões no ano passado.
“Os resultados do terceiro trimestre refletem os lucros recordes da Paccar Parts e da Paccar Financial Services. A demanda dos clientes pelos novos caminhões Kenworth, Peterbilt e Da lançados este ano é muito forte”, diz o CEO da Paccar, Preston Feight.
Segundo o executivo, a empresa espera que a produção global de caminhões melhore conforme as entregas da cadeia de suprimentos sejam solucionadas.
Mercados caminhões
O mercado sul-americano de caminhões acima de 16 toneladas em 2021 está projetado para aumentar para uma faixa de 120.000 - 130.000 unidades. A participação de mercado da Daf Brasil foi de 5,6% no segmento de caminhões acima de 16 t nos primeiros nove meses deste ano. A companhia estima que o mercado sul-americano de caminhões acima de 16 t esteja na faixa de 130.000 - 140.000 caminhões em 2022.
A empresa também revela que começou a produzir seus novos caminhões XF, XG e XG+ este mês. “Os clientes encomendaram mais de 10 mil dos novos caminhões DAF desde o lançamento em junho”, conta o presidente da Daf, Harry Wolters.
Outra novidade fica por conta dos serviços conectados, a plataforma global de caminhões conectados. O sistema configurável consiste em hardware e software proprietário que fornece segurança de dados sobre as atualizações wireless de software e ferramentas de gestão de frota, ao mesmo tempo em que permite que os clientes integrem seus sistemas e aplicações de gestão de frota existentes de forma econômica.
A Paccar começou a instalar a novidade nos caminhões DAF XF, XG e XG+ em outubro. “Os clientes se beneficiarão da simplificação de suas operações de gestão de frotas. O novo sistema melhorará a experiência de nossos clientes e proporcionará receitas contínuas”, afirma o diretor Sênior de Serviços Conectados da Paccar, Bart Lore.
Serviços Financeiros
A Paccar Financial Services (PFS) tem uma carteira de 199.000 caminhões e reboques, com ativos totais de US$ 14,94 bilhões. A PacLease, empresa de leasing de caminhões com uma frota de 38.300 veículos, está incluída neste segmento.
A PFS obteve lucro antes de impostos de US$ 120,1 milhões no terceiro trimestre deste ano – US$ 55,5 milhões no terceiro trimestre de 2020. A unidade também obteve receita de US$ 409,1 milhões no terceiro trimestre de 2021frente os US$ 397,6 milhões no mesmo período do ano passado.
Nos primeiros nove meses de 2021, a PFS obteve lucro antes dos impostos de US$ 303,0 milhões – US$159,3 milhões no ano passado. A receita de nove meses foi de US$ 1,30 bilhão e no mesmo período de 2020 foi de US$1,14 bilhão.
“A PFS obteve resultados recordes no terceiro trimestre devido à excelente qualidade da carteira e aos fortes preços dos caminhões usados. A PFS está alavancando investimentos em seus 12 centros mundiais de caminhões usados para vender um número maior de caminhões usados a preços de varejo mais altos”, diz o vice-presidente da PFS, Todd Hubbard.