A FM Logistic divulga os resultados financeiros para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2021. A empresa registrou faturamento de 1,38 bilhão de euros, queda de 3,6%, afetada, principalmente, pela desaceleração econômica que impactou em 73 milhões de euros. Vale lembrar, porém, que logo no segundo semestre do ano passado, o cenário mais favorável fortaleceu um crescimento positivo de 1,5%.
O Ebit foi de 38,8 milhões de euros, 8,7% menor do que no ano passado. A diminuição reflete os custos mais elevados associados às medidas de adaptação à Covid-19, que totalizaram em torno de 8,1 milhões de euros, porém, compensados em parte por medidas de redução e repasse de custos.
“Em uma economia turbulenta, a FM Logistic revelou-se notavelmente resiliente. A prova disso é que assinamos 207 milhões de euros em novos contratos entre abril de 2020 e março de 2021, sendo que a grande parte deles estão relacionados aos serviços de omnichannel e e-commerce. Os esforços dos colaboradores ajudaram milhões de consumidores a obter os produtos que precisavam. Continuaremos a construir nossas posições fortes nas indústrias de bens de consumo e varejo para ajudá-las a implementar estratégias sustentáveis”, explica CEO da FM Logistic, Jean-Christophe Machet,.
De acordo com a companhia, o fechamento intermitente das lojas físicas, em 2020, acelerou a demanda por logística omnichannel e as vendas online. Atualmente, a FM Logistic oferece soluções omnichannel para 57% da carteira de clientes.
Outro fator relacionado aos negócios foi a necessidade crescente de serviços de logística urbana, como micro depósitos, dark stores e soluções click & collect, que indica pontos de retirada. Nesses setores, a empresa estendeu contratos com grandes varejistas como Carrefour, Intermarché e Sephora.
Os contratos conquistados no ano fiscal de 2020/2021 incluem uma marca global de cosmético e cuidados com a pele, um grande fabricante de brinquedos e várias empresas líderes em comércio eletrônico, especialmente, na França, Espanha e Índia. As principais renovações foram assinadas com Mondelēz e a Nestlé.
Operação brasileira
A FM Logistic do Brasil, assim como as outras unidades, quer estar inserida no mercado como uma empresa de logística green, que se preocupa com o meio ambiente e a sustentabilidade. Para isso, tem investido em frota de veículos ecológicos – elétricos, híbrido, gás ou hidrogênio). A filial brasileira tem crescido três vezes mais do que o mercado logístico e tem a intenção de duplicar o crescimento orgânico em três anos.
“Nosso foco está nos setores de cosméticos, varejo e consumo, baseado em um desenvolvimento sustentável e investimento em equipes comerciais para atendimento dos serviços de omnichannel e transportes. Para dobrar o faturamento, investiremos em tecnologia e na ampliação dos centros de distribuição", afirma o presidente da FM Logistic do Brasil, Ronaldo Fernandes da Silva.
Segundo o executivo, os negócios da empresa estão centralizados em 30% no segmento de bens de consumo, 27% em cosméticos, 22% no varejo e 21% no industrial. “Retomamos a atuação com o transporte, o que ofertará um maior escopo de serviços aos clientes, e seguiremos investindo em novos produtos como o omnichannel e a distribuição urbana utilizando frota ecologicamente sustentável”, ressalta.
No Brasil, a FM Logistic fechou, recentemente, contrato com a Henkel e sua marca Schwarzkopf.
Atuação no mundo
As receitas foram divididas entre França (40%) e outros países (60%), proporção semelhante aos últimos anos.
Por país, a receita na França diminuiu 1,9% fechando em 548 milhões de euros. Os volumes menores refletem a Covid-19, porém, foram mitigados pela maior demanda no comércio online e varejo alimentício.
A receita e a lucratividade aumentaram na Espanha e na Itália, impulsionadas pela logística do e-commerce. O maior crescimento foi registrado na Espanha (22%), suportado pelo contínuo desenvolvimento da unidade de logística urbana Citylogin.
No Leste Europeu, a FM Logistic buscou o desenvolvimento dos serviços de transporte. Na Rússia, as receitas do setor tiveram um incremento de 20%. A filial da Ucrânia voltou a ter lucratividade, auxiliada pela duplicação dos volumes do comércio online.
Na Romênia, a empresa garantiu a renovação do contrato de cinco anos com uma das maiores empresas de alimentos e nutrição do mundo. Na Europa Central, a FM Logistic conquistou 25 contratos e renovou com outros 29 clientes, além de iniciar a construção de uma nova plataforma logística em Wiskitki, a 10 km do Centro de Transporte da Polônia, um hub internacional aéreo, ferroviário e rodoviário.
Na Ásia, a FM assinou contratos com grandes empresas de comércio eletrônico, incluindo um com a Pepperfry, o principal mercado de móveis e produtos domésticos da Índia, e outro com a VinShop, uma das maiores organizações de compra do Vietnã, subsidiária do OneMount Group.
Sustentabilidade
No ano fiscal de 2020/21, a FM Logistic deu novos passos para contribuir para cadeias logísticas mais sustentáveis, que incluem o lançamento de uma campanha de treinamento em saúde e segurança em mais de dez países, o fornecimento de painéis sustentáveis para 50 clientes, o que permite monitorar as emissões de gases de efeito estufa das atividades terceirizadas.
A empresa também investiu em energia renovável nas operações da Europa Central. Também está em andamento um projeto para produzir hidrogênio a partir da eletrólise da água em duas instalações piloto em Escrennes (França) e Illescas (Espanha). A FM também desenvolveu serviços específicos sem o uso de embalagens para varejistas e fabricantes de produtos, com destaque para a rede de supermercados Franprix, em Paris.
As emissões globais de dióxido de carbono das operações de armazenagem da FM Logistic continuaram diminuindo. A redução geral em termos absolutos atingiu 17% entre 2018 e 2020.
Projeções
Com base na carteira de clientes atual e nas expectativas de aumento na demanda por serviços de omnichannel e logística urbana, a FM Logistic prospecta atingir um crescimento orgânico na receita no ano fiscal 2021/2022, o que refletirá, principalmente, a redução dos impactos da Covid-19 e no equilíbrio cambial.