O Terminal de Contêineres do Porto de Salvador (Tecon Salvador), unidade de negócios da Wilson Sons, movimentou 123 mil TEUs no primeiro quadrimestre do ano, o equivalente a 1,531 milhão de toneladas em cargas de importação, exportação e cabotagem.
O número representa o maior volume registrado no primeiro quadrimestre de toda a história do terminal em seus 21 anos. Outro recorde histórico também foi alcançado em abril, com a operacionalização de 33.200 TEUs, motivado principalmente pelo recebimento das mercadorias importadas.
Comparado a abril do ano passado, o atendimento às cargas de exportação cresceu 32,3%, com maior representatividade para os segmentos de celulose e papel, pneus e pelo embarque de uva e manga do Vale do São Francisco. A cabotagem subiu 42,4%, impulsionada pelos volumes de químicos destinados à indústria, além de bebidas e materiais para a construção civil.
Nas importações, a alta foi de 13,2%, devido a uma maior demanda pelos setores de energia solar, polímeros e caixaria. O transbordo (cargas transportadas entre um porto hub para outros portos de origem/destino) e a remoção aumentaram 124,4%, estimulados pela maior movimentação de polímeros, químicos e alimentos.
“O novo recorde alcançado espelha o resultado dos nossos esforços para possibilitar ao Porto de Salvador manter a sua alta competitividade, a partir dos investimentos feitos em tecnologia de ponta, logística 4.0, infraestrutura e equipes especializadas, colocando-o entre os maiores operadores do país. São ações norteadas essencialmente pela experiência dos nossos clientes que geram o reconhecimento do mercado e nos motivam a seguir em frente, contribuindo com a economia da Bahia e de outros estados que estão em nossa área de influência”, avalia Demir Lourenço, diretor executivo do Tecon Salvador.