A Clique Retire, empresa que atua com smart lockers para retirada de encomendas, observou um crescimento de 101% nas suas operações de março a julho deste ano em comparação com os quatro meses anteriores devido à pandemia do coronavírus, que impulsionou as vendas do e-commerce e demandou adaptações rápidas dos serviços de entregas, em especial com o isolamento social.
De acordo com a própria Clique Retire, esses fatores fizeram com que os terminais inteligentes de autoatendimento se tornassem a solução preferencial de quem teve que se adaptar às pressas à nova situação. Diante desse cenário, a empresa precisou acelerar sua expansão em plena pandemia e, hoje, conta com mais de 3 mil compartimentos, instaladas em estações de metrô do Rio de Janeiro e de São Paulo, em postos de combustíveis da BR Distribuidora, shoppings e grandes condomínios.
Com a utilização dos lockers, o comprador do e-commerce recebe sua encomenda de forma mais conveniente, sem qualquer tipo de contato com o entregador e, consequentemente, sem risco de contágio. Nessa modalidade, o usuário recebe um QR Code no celular, usado para desbloquear a máquina e retirar o pacote.
A plataforma da Clique Retire já opera em 14 países e, por ser extremamente robusta para trabalhar em escala, está preparada para operar milhões de pacotes por dia e responder a imprevistos.