A Frigo King, fabricante de equipamentos de refrigeração de cargas para o transporte em baixas temperaturas, anunciou que os resultados de maio foram melhores que o esperado pela empresa devido à atual situação do mercado. Foram comercializados, no total, 70 equipamentos durante o período.
“Historicamente maio é um mês de vendas fracas e esse total superou nossa expectativa”, diz Marcos Augusto Pordeus de Paula, diretor da Frigo King. “O resultado vai contribuir para reduzir nossas perdas em 2020”, completa o executivo. Os números não ficaram muito distantes das vendas registradas em maio do ano passado, por exemplo, com 86 equipamentos.
Segundo o diretor, a explicação para o desempenho imprevisto está no estoque da empresa. “As vendas não realizadas em março e abril mantiveram nosso estoque elevado e com isso gerenciamos melhor as vendas no período seguinte. Como resultado elas foram concretizadas”, diz.
Maio é um dos quatro meses mais fracos do ano para a Frigo King ao lado de abril, junho e julho. Abril, explica o executivo, tem vendas reduzidas causadas pela quantidade de feriados que interrompem os negócios. E junho e julho por serem meses de inverno, época em que os equipamentos de refrigeração instalados nos implementos rodoviários trabalham com menos carga, ficando menos sujeitos a quebras e manutenção.
Na opinião de Pordeus de Paula, se as medidas de resgate da atividade econômica derem certo o segmento de transporte de alimentos, remédios e demais produtos perecíveis deverá contribuir para reduzir as perdas do setor ainda em 2020. “Esses itens continuam sendo movimentados, só que em volumes menores”, explica.
Já no próximo ano, ele acredita que a recuperação dos negócios do setor acontecerá primeiro no segmento de transporte de produtos perecíveis. A explicação está na idade da frota circulante de baús frigoríficos, que é de cinco anos. O executivo lembra que as vendas de maior volume dessa modalidade de equipamento aconteceram na época do juro subsidiado, que inflou artificialmente o mercado. Em 2021 essa frota completará seis anos, portanto a renovação deverá começar. “Nossa expectativa é que a retomada dos negócios de forma mais consistente deverá ser acontecer com os produtos frigoríficos antes dos demais segmentos”, conclui.