De acordo com um balanço mensal elaborado pela empresa de averbação eletrônica AT&M Tecnologia, o mês de outubro contabilizou cerca de R$ 498 bilhões em movimentação de transporte de cargas no Brasil. Os números são registrados com base nos documentos de seguros elaborados pelas transportadoras. Em comparação ao mesmo período do ano passado, que registrou R$ 237 bilhões em movimentação, o valor cresceu 110%.
A coleta de dados inclui também o seguro de responsabilidade civil obrigatório, conforme resolução 247 do órgão regulador SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), gerando a movimentação de 80 milhões de documentos de seguros. Segundo o sócio diretor da AT&M, Flademir Lausino de Almeida, as empresas já se adaptaram às novas exigências das Secretarias de Fazenda dos Estados e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em relação ao preenchimento do MDF-e (Manifesto de Documentos Fiscais eletrônico).
A AT&M Tecnologia, especializada na tecnologia EDI (Electronic Data Interchange), atende mais de 20 mil empresas no mercado de transporte de cargas e seguros, sendo responsável pelo registro e movimentação de mais de 80 milhões de documentos por mês, que são emitidos pelas empresas de transportes e embarcadores na realização do transporte de suas cargas.