Com a vitória no edital que concedeu à iniciativa privada a operação de um trecho no interior de São Paulo, o Grupo Arteris se posicionou como a principal empresa no setor de concessão de rodovias no Brasil. Serão operados pelo grupo dez trechos, sendo cinco estaduais em São Paulo e outros cinco em âmbito federal.
A posição foi alcançada na última quarta-feira, 22 de novembro, quando a empresa passou a gerir oficialmente a concessionária ViaPaulista. O novo trecho, de 720 quilômetros e que será controlado após a vitória do Grupo Arteris em um leilão realizado em abril, ligará 35 municípios das regiões de Bauru, Franca, Itapeva, Ribeirão Preto e Sorocaba – polo industrial importante na produção de calçados no Estado.
A empresa prevê um investimento de cerca de 5 bilhões de reais ao longo dos 30 anos de concessão, sendo que somente nos primeiros 10 anos os investimentos e melhorias devem totalizar 3,7 bilhões de reais. O montante será aplicado na manutenção e conservação das vias, na prestação de serviços aos usuários e na duplicação de 257 quilômetros de pistas.
“A consolidação da nossa presença crescente no mercado paulista, e, por consequência, em todo o Sudeste, é resultado do esforço e da crença da gestão do Estado de São Paulo no modelo de desenvolvimento econômico sustentado pelo investimento privado por meio de concessões de infraestrutura”, explica David Díaz, presidente do Grupo Arteris.