A montadora alemã Mercedes-Benz alcançou, no final do último mês, um marco histórico para a empresa: a produção, em solo brasileiro, de 3 milhões de motores para caminhões e ônibus. Esse número vem sendo contado desde 1956, quando a montadora foi pioneira na fabricação do primeiro propulsor a diesel no Brasil.O motor que simbolizou este número foi o pesado OM 457 LA, que é produzido na planta de São Bernardo do Campo, mesmo local onde foi fabricada a primeira unidade que equipou o clássico caminhão L-312.
“Nenhum outro fabricante de veículos comerciais chegou a esse volume de produção no País. É com muito orgulho, satisfação e emoção que compartilho esse momento histórico e especial com toda a nossa equipe de colaboradores e com os fornecedores”, comemora Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para a América Latina.
O executivo afirma ainda que, no que se refere ao desenvolvimento e produção de motores, a Mercedes tem papel relevante na consolidação do produto nacional e das indústrias do setor. “De forma pioneira, nossa marca introduziu o conceito diesel no Brasil, há 61 anos, quando inaugurou sua fábrica de caminhões e ônibus. Desde então, não parou de aprimorar seus produtos e de inovar, como fez quando lançou o primeiro motor eletrônico de veículos comerciais e introduziu a tecnologia BlueTec 5”, completa.