A montadora alemã Mercedes-Benz anunciou neste mês que vai investir cerca de R$ 2,4 bilhões em veículos comerciais no Brasil nos próximos cinco anos. Entre 2018 e 2022 esse valor será destinado à continuidade da modernização das fábricas de caminhões e chassis de ônibus de São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG), seguindo o conceito das indústrias contemporâneas e tornando as plantas brasileiras ainda mais competitivas.
Outro investimento será na construção do Campo de Provas de caminhões e ônibus na cidade de Iracemápolis (SP), com previsão para ser inaugurado no primeiro semestre de 2018. O aporte será de R$70 milhões e a montadora promete um dos maiores e mais completos campos de provas do Hemisfério Sul.
“Este novo aporte tem como principal objetivo preparar a Empresa para atender às demandas futuras dos clientes, garantindo rentabilidade aos seus negócios, seja por meio de produtos atualizados à realidade do transporte, de fábricas totalmente modernizadas e mais competitivas, como também através de novas tecnologias de serviços e de conectividade de última geração”, relata Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para a América Latina.
A montadora também anunciou uma projeção de crescimento de 20% para 2018, impulsionado principalmente pelas vendas ao agronegócio, à mineração, às empresas de produtos frigorificados, entre outros setores. Outros fatores que influenciaram os resultados foram a inflação relativamente sobre controle e a taxa de juros mais baixa, que acabou incentivando os clientes a renovarem e ampliarem suas frotas.
“Juntamente com o transporte graneleiro, canavieiro e demais atividades do agronegócio, outros setores começam a dar sinais de retomada, como a mineração, transporte de gases e líquidos, combustíveis e produtos frigorificados, que demandam muito caminhão”, explica Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “O nível de consulta por parte dos clientes vem aumentando de forma consistente, o que confirma essa tendência”.
Tanto os investimentos quanto as boas previsões para o próximo ano são reflexo do bom desempenho da Mercedes-Benz no mercado brasileiro. No acumulado de janeiro a setembro de 2017, a marca manteve a liderança no segmento com quase 30% de participação de mercado e 9.343 caminhões emplacados.