O Grupo Gefco divulgou o balanço referente ao primeiro semestre deste ano. A companhia gerou um volume de negócios de 2,2 bilhões de euros no período, número 3,5% maior que nos seis primeiros meses de 2015. Esse aumento foi essencialmente impulsionado pelas atividades de freight forwarding após a aquisição da IJS Global no fim de 2015, pela recuperação do mercado de automóveis europeu e pelo crescimento de clientes industriais de grande porte. O acréscimo foi gerado, em particular, na Europa Ocidental, em alguns países do Noroeste da África e na Europa Central e do Leste.
“Esses resultados positivos para o primeiro semestre de 2016 refletem a elevada capacidade da Gefco em aumentar a sua competitividade, entregando as melhores soluções logísticas para os seus clientes, mesmo em um ambiente econômico instável”, diz Luc Nadal, presidente do Conselho Administrativo do Grupo Gefco.
O Ebitda para os primeiros seis meses do ano totalizaram 91,3 milhões de euros, aumentando em 27,5% em comparação com o primeiro semestre de 2015. Essa melhoria significativa na rentabilidade é resultado da política proativa lançada pela empresa com o objetivo de otimizar a gestão de compras e reduzir os custos fixos, em um contexto favorável de estabilidade do preço do petróleo.
Com uma dívida reduzida, a Gefco possui uma situação financeira sólida. O plano de melhoria de performance, iniciado em meados de 2014 para aumentar a flexibilidade de custos, juntamente com o modelo de negócio asset-light (pouco ativos) contribuiu para uma gestão de custos mais eficiente. Ao mesmo tempo, os esforços das equipes permitiram ao grupo expandir a sua carteira de clientes, incluindo grandes contas.