A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) divulga os novos executivos da pasta, que tem como diretrizes de trabalho o meio ambiente como elemento primeiro e integrador das demais políticas públicas, a infraestrutura enquanto pilar e meio essencial ao desenvolvimento da sociedade e a logística, imprescindível à movimentação de pessoas e cargas, garantindo a subsistência na interligação das cadeias.
À frente da secretaria está a Procuradora Federal, Natália Resende, também graduada em Engenharia Civil e Ciências Contábeis. Doutoranda pela Universidade de Brasília, Natália cursa Master of Laws na University of London, possui mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos, pós-graduação em Direito Constitucional e em Direito Tributário, especialização em Regulação, tendo atuado em diversos projetos ligados aos temas afetos à Secretaria na sua experiência em órgãos como o Ministério da Infraestrutura, Programa de Parcerias de Investimentos, Procuradoria do Ibama e Ministério da Integração.
“A nova estrutura observa a lógica e a racionalidade de cada tema, primando pelo respeito e foco às especialidades e, de forma sistêmica, pela harmonia nas interações que perpassam o meio ambiente, a infraestrutura e a logística”, explica a secretária.
O advogado do BNDES, Anderson Marcio de Oliveira, assume como secretário-executivo. Possui experiência em projetos de infraestrutura, nos setores de energia elétrica, óleo e gás e mineração, e também atuou na análise de financiamentos com recursos do Fundo da Amazônia, no governo Federal.
Já Ricardo Rodrigues Barbosa Volpi assume a gestão de Logística e Transportes. Formado em Ciências Sociais e com MBA em Economia e Administração, atuou como gerente de Operações do Aeroporto de Congonhas e do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, além de gerente regional de Operações de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, sendo responsável pelo planejamento operacional nas áreas de operações, segurança e carga aérea. Foi assessor da diretoria Financeira e coordenador dos estudos de modelagem da concessão das travessias litorâneas na Dersa, onde participou da reestruturação e modernização do sistema de balsas.