O avião Douglas-DC 10 da Varig pousa hoje às 15 horas no recém-reformado Aeroporto Internacional Nilo Coelho, em Petrolina. A cerimônia contará com a presença do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva. A reforma de R$ 50 milhões é resultado de um projeto de desenvolvimento realizado em parceria entre a Infraero, o Governo de Pernambuco e a prefeitura local. A parceria vai utilizar as facilidades logísticas do aeroporto para implantar, no próximo ano, um Pólo Tecnológico na cidade, que terá como foco a fabricação de eletroeletrônicos para exportação.
O primeiro cargueiro levará até Paris uma carga de frutas. A operação é aguardada há muitos anos pelos fruticultores locais e deverá se tornar rotineira com a implantação de vôos regulares para a Europa e Estados Unidos.
A idéia é fazer com que as frutas cheguem poucas horas depois de colhidas aos seus destinos, onde os clientes pagam o triplo do valor pelas chamadas frutas premium. As aeronaves retornarão do exterior com componentes importados para a unidade industrial do aeroporto. Além das frutas, serão embarcadas em Petrolina os componentes industrializados no Pólo. Todas as mercadorias produzidas ali e voltadas à exportação terão isenção total de impostos municipais, estaduais e federais.