Novidade visa agilizar o processo de liberação de cargas importadas
A Panalpina Brasil, empresa especializada em atividades logísticas e agenciamento de cargas, apresenta um novo serviço semanal para cargas Less Container Load (LCL) – carga de vários exportadores em um único contêiner – vindas da Europa com destino à Estação Aduaneira Interior (Eadi) Novo Hamburgo pelo Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.
A novidade, que entra em operação neste mês de março, visa agilizar o processo de liberação de cargas de importação, além de reduzir o risco de incidentes, já que o contêiner somente é aberto e desovado no armazém alfandegado.
As cargas provenientes da Europa e consolidadas no hub de Hamburgo continuam sob trânsito aduaneiro direto para o Eadi, na região da Grande Porto Alegre, ou podem ainda ser transferidas em regime de Transporte em Trânsito Aduaneiro – que permite a movimentação de mercadorias sob controle aduaneiro em contêineres ou não – para o porto seco Bagergs, em Canoas, e o Eadi Caxias do Sul.
“Esse é um serviço único no mercado. A ideia surgiu de conversas informais com os clientes, que buscavam formas de minimizar a burocracia e o tempo de liberação de suas cargas e, assim, reduzir os custos com estoque em trânsito e otimizar sua cadeia produtiva”, conta Marcos Vargas, gerente para a região Sul da Panalpina.