Objetivo é chegar ao final de 2009 com vendas de R$ 4 milhões
A Saturnia, companhia especializada no desenvolvimento de sistemas de energia, fechou um contrato, orçado em US$ 2 milhões, para fornecer 350 unidades de baterias tracionárias para empilhadeiras à A.G. Pruden, maior distribuidor do maquinário na Argentina. A previsão é a de que a totalidade dos produtos seja entregue até o final do mês de abril.
Segundo o presidente da empresa, Luís Baptista, esta é a primeira venda que a companhia concretiza junto a este cliente, porém, lembra, que este acordo é específico para esta ocasião. Já há, contudo, um planejamento de longo prazo. “Fecharemos um contrato de fornecimento exclusivo para a Pruden com dois anos de duração”, anuncia. De acordo com Baptista, esta iniciativa garantirá à Saturnia, após decorrido o biênio, 20% do mercado argentino. O presidente não revela números, mas reconhece que, hoje, a participação no país vizinho é pequena.
Atuação
Baptista destaca que a Argentina é o segundo maior mercado na América do Sul. “Se compararmos com o Brasil ainda é pequeno, mas se olharmos toda a região esse é um país em que devemos estar presentes”, diz. O executivo explica que o segmento de baterias para empilhadeiras é medido por capacidade e demonstra o cenário nos dois países. O mercado brasileiro consome 100 milhões de ampères/hora por ano, enquanto o argentino absorve 20 milhões de ampères/hora por ano.
Para Baptista, apesar de competitivas, as empresas brasileiras levam vantagem, tanto com relação aos produtos importados – menor preço, devido às vantagens obtidas através do Mercosul – quanto àqueles produzidos na Argentina, de qualidade inferior. “Estamos com a expectativa de vender R$ 2 milhões por mês até o final de 2008 e ao término de 2009 dobrar este índice”, conclui.