Prioridades do instituto serão maior atuação junto ao governo e desenvolvimento de índice específico
O Instituto Procomex, braço operacional da Aliança Pró-Modernização Logística do Comércio Exterior, definiu como os principais temas em seu planejamento estratégico este ano a discussão de processos normativos junto às autoridades governamentais, a atuação junto ao Congresso em questões específicas, a introdução da Instrução Normativa da OMA (Organização Mundial das Aduanas) no país, a criação e aperfeiçoamento de regimes especiais, a integração do Brasil ao Mercosul e a criação e desenvolvimento do Índice Procomex.
Esses temas foram indicados e selecionados pelos membros do conselho, associados e mantenedores. Segundo John Edwin Mein, coordenador Executivo do Instituto, o grande desafio do Procomex para 2007 será o envolvimento do setor privado no processo de modernização dos processos aduaneiros no país: “As empresas precisam se unir e trabalhar em conjunto com o governo em prol desta causa”.
Entre as ações de estratégia de trabalho do instituto em 2007, estão a promoção e a participação em grandes eventos do setor. “Estamos preparando para o primeiro semestre um evento sobre as mudanças no cenário internacional com a Instrução Normativa da OMA”, afirma ele.
O instituto está elaborando também um calendário de ações para os grupos de trabalho. A idéia é realizar duas reuniões mensais, uma em Brasília, junto aos representantes do governo, e outra em São Paulo ou outras cidades. Hoje, o instituto congrega mais de 40 empresas e mais de 60 instituições empresariais do país.