Exportação de seis mil animais vivos tem Líbano como destino
O primeiro embarque de bovinos este ano no Porto do Rio Grande teve início hoje a partir das 13:00 horas no cais do Porto Novo. O navio-curral Almawashi, de bandeira panamenha, embarcará seis mil bovinos com destino ao Líbano em uma operação com duração de 20 horas e previsão de encerramento amanhã no período da manhã.
A empresa Angus Trading retomou, em janeiro, a compra do gado gaúcho em cidades localizadas no sul do estado, com destino a exportação. Para atender às exigências do Líbano, o gado será exportado vivo, com idade máxima de dois anos (novilho jovem), peso entre 140 e 350 quilos e não-castrados. Ao todo, 45 caminhões transportarão os bovinos até o porto e a carga, destinada à engorda e ao abate, deve chegar ao porto de Beirute em 20 dias.
Segundo Leonardo Vazin, proprietário da Vanzin Serviços Aduaneiros, que realiza os embarques dos animais, operação semelhante envolvendo 3,5 mil bovinos deverá ocorrer até o final de fevereiro. No ano passado, Rio Grande exportou 58.797 bovinos, 10,12% a mais do que em 2005.
“Conseguimos atingir um volume recorde de bovinos em 2006 mesmo com o conflito no Líbano”, afirma Vidal Áureo Mendonça, superintendente do porto.
“Além disso, precisamos observar que este tipo de operação, envolvendo animais vivos, não ocorria há 30 anos em Rio Grande. Em apenas dois anos, após a sua retomada, já atingimos um crescimento acima de 10%”.