Presidente da APEX-Brasil, Juan Quirós, e embaixador do Brasil na Polônia, Marcelo Jardim, estiveram presentes à inauguração
O presidente da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil), Juan Quirós, inaugurou ontem um centro de distribuição de produtos brasileiros em Varsóvia (Polônia). Localizado a 25 km do aeroporto, o CD tem 900 m² de espaço para armazenagem de produtos e conta ainda com escritórios e showroom. Até o momento, 55 empresas se credenciaram para integrar o centro, envolvendo os setores de sucos e alimentos industrializados, cachaça, café, alumínio, metalurgia, siderurgia, plástico, música, confecção, cosméticos, embalagens plásticas, máquinas e equipamentos, equipamentos médico-hospitalares, produtos cirúrgicos e farmacêuticos, jóias, livros, iluminação, produtos de limpeza e sisal.
“Escolhemos a Polônia porque percebemos um potencial econômico enorme. É uma economia em desenvolvimento, bastante dinâmica e aberta tanto à União Européia quanto ao Leste Europeu”, afirma Quirós. As exportações brasileiras para o país em 2006 foram de US$ 299 milhões, o que representou um aumento de 9,6% em relação a 2005, quando o Brasil havia exportado US$ 272 milhões para o mercado polonês. As importações, no mesmo ano, aumentaram 58,1% ao passarem de US$ 134 milhões para US$ 212 milhões.
O CD integra a iniciativa da APEX de internacionalização das empresas exportadoras brasileiras – o primeiro deles foi inaugurado em maio de 2005 em Miami (EUA) e existem outros três em Frankfurt (Alemanha), Lisboa (Portugal) e Dubai (Emirados Árabes Unidos). Eles foram concebidos para receber empresas de pequeno e médio portes e que já possuam cultura exportadora. Quem atua com produtos perecíveis ou necessita de acondicionamento especial não está no escopo do projeto, pela demanda de estrutura especial de manuseio e refrigeração.
Uma das principais vantagens oferecidas ao empresário brasileiro ao utilizar um desses CDs é que a APEX é a locatária do espaço total e subloca partes às empresas. Ao alugar áreas maiores, a agência pode negociar preços mais convenientes e estender as vantagens para as empresas que, individualmente, não teriam acesso a elas.