As exportações de sucata ferrosa, insumo usado na composição de aço pelas usinas siderúrgicas, alcançaram em agosto deste ano 30.864 toneladas, importante recuperação em relação a julho, quando foram exportadas apenas 5.614 toneladas. Se comparadas a agosto de 2021, quando atingiram 47.012 toneladas, as vendas externas tiveram uma queda de 34,3%.
De janeiro a agosto, as exportações estão praticamente empatadas, com um total de 267.978 toneladas no período neste ano e 272.789 toneladas nos oito meses de 2021, conforme os dados divulgados pelo Ministério da Economia.
“Houve reação em agosto ante julho mesmo com o quadro de dificuldades no exterior, em função da guerra na Ucrânia, paralisação de portos e aumentos dos fretes. No Brasil, as usinas siderúrgicas vêm forçando a baixa de preços”, analisa Clineu Alvarenga, presidente do Instituto Nacional da Reciclagem (Inesfa).
Alvarenga explica que o Inesfa espera que o congresso conceda a isenção do PIS e Cofins na venda de insumos recicláveis à indústria de transformação. A Frente Parlamentar dos Recicladores do Brasil quer a aprovação no Congresso do Projeto de Lei 4035, de 2021, que isenta os impostos nas operações de venda de insumos recicláveis.
Além do ferro e do aço, o Inesfa representa recicladores de vidro, papel, eletrônicos, entre outros. De acordo com o próprio instituto, essas atividades são compostas por mais de 5 milhões de pessoas, que vivem da coleta e da destinação adequada de recicláveis.