A seguradora Tokio Marine desenvolveu uma ferramenta online que dispensa a vistoria presencial para a nacionalização de cargas importadas em portos, aeroportos e armazéns alfandegários. A solução foi pensada para proporcionar mais agilidade e reduzir os trâmites no processo de despacho aduaneiro do Seguro de Transporte Internacional.
O processo de vistoria online é feito via WhatsApp, pelo atendimento da Marina, assistente virtual da Tokio Marine. Ao identificar uma avaria, o despachante aduaneiro ou corretor de seguros entra em contato pelo aplicativo no link “avaliar necessidade de vistoria” e preenche um formulário com as principais informações. Em poucos minutos, a carga é liberada para o transporte.
“A inovação é um dos pilares de atuação da Tokio Marine, e estamos sempre atentos a novas tecnologias que possam facilitar o dia a dia dos nossos parceiros e contribuir para a geração de negócios. Essa solução é uma facilidade inédita para solucionar uma das principais dificuldades no processo logístico nacional. Dessa forma, toda a cadeia produtiva é beneficiada”, afirma o diretor executivo de Operações, Tecnologia e Sinistros da Tokio Marine, Adilson Lavrador.
“Os trâmites administrativos são um dos principais entraves do setor logístico, com grande impacto no setor produtivo, que pode chegar até a R$ 4,3 bilhões por ano, segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Como um dos principais players do segmento, temos a missão de criar soluções para desenvolver essa modalidade e tornar os procedimentos de transporte internacional menos complexos”, completa o diretor de Transportes da companhia, Valdo Alves.