A Blu Logistics registrou em 2018, ano em que completou cinco anos de atuação no Brasil, um crescimento de 150% quando comparado ao início das operações no país em 2013. Um dos destaques está nas importações marítimas, especialmente da Índia e do Oriente Médio, que marcaram uma alta de 78% no ano passado. Já as importações marítimas de todos os mercados para o Brasil aumentaram 10% no último ano.
O diretor Comercial da Blu no Brasil, Gabriel Carvalho, diz que apesar das dificuldades enfrentadas no mercado em 2018 foi um ano de muitos desafios. “Mesmo assim conseguimos consolidar a nossa posição na vice-liderança das importações da Ásia para o Brasil. Agora o nosso foco é desenvolver outras origens”, revela.
Outro dado que revela a expansão da Blu é o volume de carga direcionada aos principais portos brasileiros. No montante de cargas para Itajaí (SC), por exemplo, a empresa cresceu 194% ao longo do ano. Já nas movimentações para Santos (SP) o registro foi de 45,5%, enquanto para o Rio de Janeiro o aumento de cargas desembarcadas foi 23%.
“A Blu também fechou o ano com um crescimento significativo no aéreo. O total de processos de importação e exportação do modal aumentou 45%. O número é resultado de negociações e da coordenação operacional do escritório de Campinas (SP), com abertura anunciada no ano passado e equipe altamente capacitada”, ressalta Carvalho.
Para 2019, o diretor Comercial adianta que o foco está em desenvolver o produto de exportação marítima especializado no agronegócio. No último ano, as exportações ganharam relevância no mercado brasileiro devida à alta demanda internacional, o que permitiu o maior alcance de produtos produzidos nacionalmente.
“Além do agro, a companhia também aposta no setor de varejo. Seguindo a tendência mundial, os investimentos vão se concentrar em sistemas de gestão dos embarques e no serviço habilitado em gerenciamento de estoques e pedidos”, revela o executivo.
Além disso, em paralelo, Carvalho garante que a Blu também espera manter números positivos no que diz respeito aos produtos lançados recentemente, como o seguro, desembaraço aduaneiro e a armazenagem, que já compõem o portfólio de serviços logísticos integrados da companhia.