A Localfrio estabeleceu uma parceria com agente de cargas Dachser para atender o mercado de importação de produtos farmacêuticos com o objetivo de oferecer um serviço exclusivo para o segmento. O operador logístico, único da zona primária do Porto de Santos (SP) que possui estrutura refrigerada, ofereceu à Dachser a possibilidade de vender a seus clientes – grandes laboratórios farmacêuticos – os serviços de nacionalização, desova e armazenagem de mercadorias importadas.
Segundo a Localfrio, o segmento, que tem apresentado altas taxas de crescimento nos últimos cinco anos, ainda depende em grande parte de matéria-prima importada da Índia, do México e de países da Europa, já que a produção em território nacional esbarra na falta de desenvolvimento tecnológico e científico e nos altos custos. Contudo, as grandes empresas possuem um entrave na importação de insumos e produtos acabados que, ao chegarem ao Brasil pelo Porto de Santos, seguem para a zona secundária, em terminais distantes, aumentando os custos com transporte e apresentando demora nos processos de nacionalização e desova das cargas.
A Dachser já faz uso desta solução para três grandes laboratórios e, operando há cerca de três meses, já comemora os resultados com a equipe comercial da Localfrio. “Os clientes estão muito satisfeitos com o serviço e nos deram ótimos feedbacks, que nos permitiram otimizar processos para atendê-los ainda melhor”, diz Marcelo Vitorino, diretor Comercial da Localfrio.