A DAF Caminhões Brasil informa que obteve a habilitação no Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto). O programa concede benefícios em relação ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para empresas, que como a DAF, investem na inovação e em pesquisa e desenvolvimento dentro do Brasil.
De acordo com o diretor de Operações da DAF Brasil, Luiz de Luca, a habilitação no Inovar-Auto reafirma o compromisso da empresa de investir e produzir no mercado brasileiro. O executivo completa dizendo que neste momento a companhia está completando o desembaraço alfandegário dos primeiros caminhões DAF XF 105 nacionalizados que serão utilizados para demonstrações a parceiros de negócios e futuros clientes.
Em 2011, a Paccar – que produz caminhões leves, médios e pesados sob as marcas Kenworth, Peterbilt e DAF – anunciou um investimento de US$ 200 milhões na construção de uma instalação de produção com tecnologia de ponta em Ponta Grossa (PR). A fábrica vai produzir os modelos DAF XF, CF e LF para o mercado brasileiro. A planta entrará em operação em setembro de 2013 e produzirá 10 mil caminhões por ano.