Operadora teve de se adequar às leis ambientais de todos os locais em que se encontra e passou por auditoria em cada uma das 80 unidades pelo mundo
Ao fim de um processo de auditorias em todas as 80 filiais mundiais, o Grupo Panalpina recebeu o Certificado Ambiental Global no padrão ISO 14001:2004, norma internacional que estabelece as melhores práticas de gestão ambiental. O procedimento para obtenção do certificado, que teve início no último trimestre de 2009 e foi concluído no início deste ano, foi conduzido pela SGS, uma das mais tradicionais auditorias habilitadas a prestar consultoria, inspecionar e conceder o selo.
Algumas das principais metas exigidas para se completar o projeto de certificação são a redução do gasto de papel, a utilização de reciclagem, o gerenciamento de resíduos, a economia de água e energia elétrica e até a diminuição do número de voos corporativos. Em um segundo momento, a Panalpina começará a pôr em prática outros eco-conceitos, como a medição de emissões de gás carbônico de clientes, parceiros e fornecedores.
A obtenção do ISO 14001:2004, com efeito sobre as atividades realizadas no mundo todo, é parte da estratégia do Grupo Panalpina. A operadora estabeleceu o PanGreen, plano que estabelece metas de diminuição do impacto das operações da empresa no meio ambiente. O objetivo é, cada vez mais, minimizar o consumo global de recursos e a emissão de gases tóxicos, obedecendo aos padrões globais do Sistema de Gestão Ambiental.