Objetivo é tornar os processos eficientes para clientes e fornecedores
A Agrale Montadora recebeu, no último mês de dezembro, a certificação ISO/TS 16949, versão 2002. Após reformular suas operações, a empresa foi auditada pela Det Norske Veritas (DNV) e tornou seus processos e indicadores de gestão do negócio mais eficientes. A empresa é subsidiária da Agrale S/A, responsável pela montagem de caminhões médios e pesados, além das cabines da Navistar International – parceira desde 1998.
Antes de obter a certificação, a companhia investiu em algumas ações. Foram realizados treinamentos para as diversas equipes envolvidas na implementação da norma. Os auditores internos também receberam orientações específicas. Segundo Flávio Poletti, diretor da área técnica e industrial responsável pelas operações da unidade de veículos, foram necessários dez meses de trabalho até que a empresa estivesse apta a receber a certificação.
O trabalho consistiu em monitorar todas as operações da unidade, incluindo as de suporte. “Fizemos um mapeamento de todos os processos utilizados pela Agrale na produção dos produtos International para saber tudo o que envolve as linhas de pré-montagem e montagem dos modelos”, resume.
Os benefícios da certificação já são sentidos. Agora, informa a empresa, há transparência nos processos de produção e nos serviços oferecidos, o que tornou o atendimento aos clientes mais eficaz. Para os fornecedores, a vantagem está na melhoria da produtividade e no controle dos indicadores de qualidade.
Certificado
O ISO/TS 16949:2002 visa à obtenção da satisfação total do cliente com a melhoria contínua de processos. A certificação é concedida às organizações da indústria automotiva, envolvendo toda a cadeia de fornecedores de componentes e serviços.
Desenvolvido em sintonia com as normas de Sistema de Gestão de Qualidade ISO, a ISO/TS 16949 tem como objetivo contemplar as diversas exigências do setor.