O Mercado Eletrônico (www.me.com.br), portal de negociações entre empresas, é a primeira companhia brasileira de B2B a conquistar a certificação ISO 9001-2000 no segmento de soluções em compras e suprimentos. Para obter este atestado de reconhecimento do sistema de gestão da qualidade das empresas, foram necessários oito meses de preparação para estabelecer a padronização dos processos em todas as suas áreas. O Mercado Eletrônico oferece serviços e soluções para compras entre corporações por meio da internet, e fazem parte do seu portfólio soluções que se integram aos sistemas de ERP das empresas interessadas em ampliar sua eficiência em compras.
O certificado, emitido pela BRTUV Avaliações da Qualidade e credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), foi possível graças à implementação da metodologia de sistema de gestão da qualidade pelo Mercado Eletrônico, em conjunto com a consultoria Nexus Resultadores Empresariais. “Eles já possuíam métodos sofisticados, uma equipe profissional qualificada e uma direção comprometida com a satisfação dos clientes”, afirma Leandro Lopes, consultor da Nexus. “Nesse caso, convertemos os procedimentos existentes em conformidade com a certificação e elaboramos um sistema de gestão direcionado por uma política da qualidade”.
Há 12 anos no segmento, o Mercado Eletrônico desenvolveu rotinas complexas para proporcionar atendimento aos diferentes negócios dos clientes. O compromisso com a melhoria constante dos métodos foi um dos motivos que levaram a empresa a buscar a certificação. “Outra razão de investir na adequação às normas da ISO 9001/2000 está relacionada à ampliação das possibilidades de negócios com nossos fornecedores, o que incentivará parcerias de qualidade e trará maior competitividade ao mercado”, completa Eduardo Nader, presidente do Mercado Eletrônico.