O terminal da DP World Brasil, localizado na margem esquerda do Porto de Santos, recebeu o Selo Ouro no Ciclo 2024 do Programa Brasileiro GHG Protocol. O selo foi concedido após a empresa publicar um inventário completo de emissões de gases de efeito estufa (GEE), que passou por verificação externa.
Segundo Alcino Therezo, Diretor de RH e Sustentabilidade da DP World Brasil, o reconhecimento reflete o compromisso da empresa com a sustentabilidade e o enfrentamento às mudanças climáticas. "Temos muito orgulho em recebermos este reconhecimento. Nossa operação tem como premissa o compromisso com o enfrentamento às mudanças climáticas, nossos esforços pela sustentabilidade e no engajamento do setor", afirmou Therezo.
O Programa Brasileiro GHG Protocol, conduzido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas, adapta o método GHG Protocol ao contexto brasileiro, desenvolvendo ferramentas de cálculo para estimar emissões corporativas de GEE. A cerimônia de divulgação dos resultados do Ciclo 2024 ocorreu em 21 de agosto, em São Paulo.
A DP World Brasil tem liderado iniciativas de descarbonização nos terminais portuários do país, incluindo um investimento de R$ 80 milhões na eletrificação de equipamentos RTG como parte de uma estratégia global para neutralizar 100% das emissões de carbono até 2050. Além disso, em 2022, a empresa se tornou o primeiro terminal portuário do Brasil a não destinar resíduos para aterros sanitários, através do projeto Aterro Zero.