A Emergent Cold LatAm, a maior fornecedora de logística e armazenamento de alimentos a temperatura controlada da América Latina, tornou-se a primeira empresa do mundo em seu setor a receber a certificação EDGE Zero Carbon. Esse reconhecimento, concedido pela International Finance Corporation (IFC), parte do Banco Mundial, destaca a sustentabilidade aplicada a edifícios.
A planta certificada está localizada em San Pedro de La Paz, no Chile, e teve suas emissões de carbono neutralizadas, utilizando 100% de energia proveniente de fontes renováveis. A empresa implementou softwares de gestão para melhorar a confiabilidade dos equipamentos e a operação da planta, além de controlar as emissões de CO2 e o consumo de energia.
Para alcançar a certificação EDGE Zero Carbon, é necessário obter previamente a certificação EDGE Advanced, que requer pelo menos 40% de economia de energia e uma redução de 20% no consumo de água e na energia incorporada nos materiais utilizados no edifício. A planta chilena da Emergent Cold LatAm consome 40% menos energia e 50% menos água.
Moises Ventocilla, diretor de Engenharia da Emergent Cold LatAm, destacou o desafio e o orgulho em promover mudanças importantes nas operações da empresa para alcançar resultados de economia maiores. Ricardo Jacob, vice-presidente de Operações, ressaltou o compromisso da empresa com a sustentabilidade, mencionando que já possuem oito edifícios com a certificação EDGE Advanced, incluindo um no Rio Grande do Sul (BR), e continuam focados em aplicar práticas sustentáveis em novas construções e reformas de edifícios existentes.
As certificações EDGE visam promover uma construção mais sustentável e eficiente em termos de recursos em todo o mundo.