A TCP, administradora do Terminal de Contêineres de Paranaguá, obteve a certificação ISO 45001 em março deste ano, reforçando seu compromisso com a saúde e segurança ocupacional. A certificação reconhece os esforços da empresa em identificar riscos associados ao trabalho e adotar medidas preventivas para evitá-los. Além dessa, a TCP também possui as certificações ISO 9001 (Gestão de Qualidade) e ISO 14001 (Gestão Ambiental).
Kayo Zaiats, gerente de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente da TCP, destaca que a obtenção dessa certificação foi um marco significativo: "Implementamos treinamentos regulares de segurança, procedimentos de emergência e auditorias periódicas para garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro. Criamos uma cultura de segurança entre os colaboradores, na qual todos os processos são continuamente avaliados e aprimorados para eliminar ou minimizar perigos e riscos."
Cuidado com o Meio Ambiente
A certificação ISO 14001 atesta o sistema eficaz de controle dos impactos ambientais da operação, abrangendo aspectos como consumo de energia, emissões atmosféricas, gestão de resíduos e utilização de recursos naturais. A TCP foi uma das primeiras empresas no Brasil a implementar um Sistema de Gestão Ambiental certificado pela Norma ABNT, há quase 20 anos.
"Nosso terminal possui políticas socioambientais bem definidas. Além do controle das emissões, promovemos a educação ambiental dos colaboradores por meio de treinamentos, palestras, campanhas e eventos regulares", relata Zaiats. Entre as ações destacam-se a Semana Interna do Meio Ambiente (SIMA), a Remada Ambiental, o treinamento dos agentes ambientais e ações de conscientização como o Dia da Árvore e o Dia Mundial sem Carro.
Essas ações fortaleceram os laços com a comunidade em Paranaguá, aumentando a confiança e a colaboração com iniciativas ambientais locais. No último ano, esse compromisso foi reconhecido com o prêmio Top-Of-Mind na categoria de empresa sustentável, consolidando a posição da TCP como operador responsável no setor portuário.
Gestão da Qualidade e Continuidade dos Negócios
O Terminal também possui a certificação ISO 9001 desde 2003. Este certificado atesta a eficiência estratégica e operacional da TCP, assegurando os mais altos padrões de qualidade nos processos para atender as necessidades e expectativas dos clientes e stakeholders, reafirmando o compromisso com a continuidade do negócio e melhoria contínua dos processos.
Washington Renan Bohnn, gerente de recursos humanos e qualidade da TCP, enfatiza: "Entendemos que o foco no cliente é essencial, o que nos impulsionou a aprimorar nossa interação e a coletar feedbacks construtivos. Ao longo dos anos, implementamos diversas mudanças, especialmente na padronização dos processos e no cultivo de uma mentalidade coletiva voltada para o desenvolvimento de negócios e na entrega de melhores resultados."