O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), conquistou a revalidação de seu certificado Ceiv-Pharma, com validade de 31 de dezembro de 2022 até 30 de dezembro de 2025.
A certificação é fornecida pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata) e tem por objetivo a garantia da padronização do elo logístico para atendimento às Boas Práticas de Manuseio de Produtos Farmacêuticos.
O processo de revalidação da certificação começou no mês de outubro de 2022, sendo auditados aproximadamente 285 itens do checklist Iata, possuindo como escopo os processos de importação e exportação das cargas da chamada Linha Saúde. Viracopos conquistou a certificação pela primeira vez em 2019.
Leia mais: Viracopos começa a receber equipamentos e carros da Fórmula 1
Além dos processos da recepção da carga Linha Saúde, também são verificados itens de gestão da qualidade, como planejamento de mudanças e análise de riscos e oportunidades, manutenção das câmaras frias e sua limpeza, dentre outras atividades que compõem, direta ou indiretamente, a cadeia logística farmacêutica no aeroporto.
“Com a confirmação do certificado, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos mantém seu reconhecimento como relevante operador global de cargas de produtos farmacêuticos, sendo acreditado internacionalmente como parte integrante de uma cadeia segura, evidenciando a reconhecida qualidade e confiabilidade de seus serviços para as empresas do ramo farmacêutico e favorecendo o crescimento de novos negócios nesse setor para o aeroporto e, principalmente, para o Brasil”, destaca o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota.
“Ao término da auditoria, Viracopos foi novamente certificado pela Iata por mais três anos, não sendo apontada nenhuma não conformidade durante a verificação das áreas visitadas, demonstrando mais uma vez o quão robusto e eficaz é o processo para gestão da carga linha saúde, fornecendo aos nossos clientes e parceiros a garantia dos cuidados para um atendimento de excelência”, diz o gerente de Operações de Carga de Viracopos, Ricardo Luize.
Leia mais: Resultado no acumulado do ano mantém tendência de recorde de carga em Viracopos
A conquista é mais um resultado de uma série de investimentos e reengenharia de processos realizados pela concessionária Aeroporto Brasil Viracopos no Terminal de Carga (Teca) desde o início da concessão. “A concessionária vem investindo seguidamente na modernização do Terminal de Carga e na oferta de novos serviços que promovam redução de custos para os agentes do comércio exterior com o Brasil. Em 2023, essas ações serão ampliadas”, completa Marcelo Mota.
A recertificação garante à indústria farmacêutica que o transporte e o armazenamento dos produtos desse segmento estejam em conformidade com as melhores práticas mundiais. “Com a garantia de qualidade e confiabilidade nos processos logísticos, Viracopos está pronto para processar ainda mais importações e exportações das principais empresas farmacêuticas do mundo”, explica a gerente Comercial de Carga da concessionária, Marina Giffu.
Atualmente, Viracopos já atende a algumas das principais indústrias farmacêuticas mundiais. Com a ampliação de suas câmaras frias realizada nos últimos anos, o Teca está preparado para o aumento de demanda do setor farmacêutico. Em 2021 e 2022, por exemplo, Viracopos se tornou uma das principais portas de entrada de vacinas contra a Covid-19, além de receber insumos e matérias-primas de toda a cadeia logística da indústria farmacêutica.
Desde o início da concessão, Viracopos vem investindo na ampliação e melhorias no complexo frigorífico, que atualmente conta com 11 câmaras frias e uma antecâmara com temperaturas controladas que ficam entre -18°C e 22°C. Para o atendimento das cargas farmacêuticas, Viracopos conta com câmaras com temperaturas flexíveis que podem ter seu set point alterado, modificando o range de temperatura do local quando necessário.