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Centro Tecnológico Randon é certificado pelo Inmetro

Local está habilitado agora para a realização de ensaios voltados à determinação das curvas de força resistiva ao rolamento
Por Redação em 8 de janeiro de 2019 às 10h04

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) acreditou o Centro Tecnológico Randon (CTR) para a realização de ensaios voltados à determinação das curvas de força resistiva ao rolamento em veículos leves, como utilitários. A homologação é a única do Brasil para pistas abertas ao mercado.

Os ensaios de Coast Down, como o processo é conhecido no setor, verificam o comportamento do veículo em episódios de desaceleração livre em pistas de rolamento. Os resultados obtidos no teste, que elabora um gráfico de força resistiva à velocidade do carro, servem como parâmetro para calibração de dinamômetros e dados de projeto, além de nortear possíveis melhorias de projeto para incremento de desempenho dos veículos em trechos urbanos e rodoviários.

Para se alcançar resultados satisfatórios, o ensaio de Coast Down exige condições bastante específicas, como reta com 0% de inclinação (essencial para que a rolagem do veículo não sofra interferência por agentes externos ao pavimento), estrutura de oficina para instrumentação e preparação dos automóveis e posto de combustível, instalações fundamentais para que as condições dos veículos estejam controladas, garantindo a confiabilidade do ensaio.

“É uma grande conquista para o CTR, que passa a oferecer aos seus clientes um teste acreditado pelo Inmetro, atestando a execução, controles de operação e a confiabilidade dos resultados. Vale lembrar que o controle e a redução dos níveis de emissão são considerados cada vez mais importantes pelos consumidores e estão sob grande atenção dos governos”, explica o diretor de Tecnologia e Inovação da Randon Autopeças, César Augusto Ferreira.

Ao todo, foram 18 meses de preparação, ajustes de sistemas de gestão da qualidade, metodologias de cálculo de confiabilidade, tanto de aquisição quanto do tratamento de dados até a obtenção da homologação.

Estrutura

Em 87 hectares de área com acesso controlado, o CTR dispõe de 15 km de diferentes tipos de pistas – alta velocidade, off-road, breaking, slalon e especiais como chuckholes, body twist e rampas – por onde passam os novos veículos de praticamente todas as montadoras instaladas no Brasil.

Para Ferreira, credibilidade é uma característica fundamental quando se fala em testes para certificação e homologação e o CTR tem o compromisso com a satisfação do seu cliente e com a confiabilidade dos dados obtidos na realização dos ensaios.

Instalado em Farroupilha (RS), o centro realiza ensaios de eficiência energética, consumo de combustível e controle de emissões, além dos testes de desempenho de veículos elétricos e movidos a hidrogênio, durabilidade acelerada, ruído de passagem, ABS, entre outros.

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