A APM Terminals investiu R$ 1 milhão na ampliação de seu armazém situado no Porto de Itajaí (SC), que passa a contar agora com 2,2 mil m² de área construída e 1,5 mil posições-palete. No local, a empresa concentra todas as atividades de consolidação e desconsolidação de cargas, estufagem e desova direta para caminhões.
Há cerca de um mês, a APM também inaugurou uma câmara fria, instalada em uma área de 70 m², destinada a atividades de vistoria e inspeção de carga congelada e refrigerada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O investimento na instalação foi de R$ 500 mil.
A empresa está investindo ainda na aplicação de um WMS para realizar a gestão do armazém e aumentar a eficiência das operações. “Esperamos que, em um prazo de até 60 dias, toda a fase de testes seja concluída e a ferramenta esteja disponível para nossos clientes”, destaca Felipe Fioravanti, gerente Comercial da APM Terminals no Brasil.
Para agregar valor aos serviços de armazenagem, a empresa oferece logística integrada com retirada e entrega de cargas na modalidade porto à porta. O serviço é executado em entregas a uma distância de até 150 quilômetros do terminal.
“Nosso objetivo é facilitar a logística para nossos clientes e seus despachantes. Oferecemos o serviço completo, com retirada e entrega em contêineres próprios da APM Terminals diretamente no endereço definido pelo importador”, explica Fioravanti. “Estamos confiantes de que isto irá impulsionar pequenos negócios e otimizará a interface logística de grandes indústrias”, finaliza o executivo.
A APM Terminals é arrendatária do Porto de Itajaí, opera um terminal em Pecém (CE) e tem sociedade na Brasil Terminal Portuário (BTP), em Santos (SP). Além disso, conta com uma rede de serviços retroportuários no Rio Grande (RS), em Itajaí, Itapoá (SC) e Paranaguá (PR).
No mundo, as operações estão espalhadas por 59 países, totalizando 64 portos e terminais, com sete novos projetos em desenvolvimento e 135 instalações retroportuárias. Ao todo são 20.600 funcionários distribuídos nos cinco continentes.