A multinacional chinesa LiuGong, fabricante de veículos para construção e logística, anunciou, neste mês de março, a instalação de um centro logístico de peças de reposição no Uruguai. A partir da estrutura, a companhia realizará a distribuição para suas 20 filiais na América Latina, incluindo o Brasil.
A LiuGong utilizará as instalações e os serviços do operador logístico Grupo RAS na Zonamerica, parque de negócios e tecnologia localizado na capital uruguaia, Montevidéu, que opera em regime de zona franca, com 150 mil m² de área total construída e cerca de 350 empresas de diferentes segmentos. A LiuGong contará com 2.800 m² destinados a armazenagem e mais 300 m² de escritórios.
A novidade tem como base a importância do mercado latino-americano para os negócios da companhia chinesa. Atualmente, existem mais de 9 mil equipamentos da LiuGong em funcionamento na região. Surgiu então a necessidade de aproximar o estoque de peças de reposição da marca direcionado aos países da América Latina, que antes se concentrava na China.
A nova unidade é a décima da companhia fora do território chinês. As demais estão localizadas na Europa, no Oriente Médio e nos Estados Unidos. Hoje os negócios nos países latino-americanos correspondem a 25% do faturamento da LiuGong fora da China.
Dentre os equipamentos fabricados pela companhia estão máquinas como pás carregadeiras, escavadeiras, retroescavadeiras, motoniveladoras, tratores de esteira e empilhadeiras.