Companhia inaugura estrutura com oito mil m² de área de armazenagem
A Affinia Automotiva inaugurou, no início de fevereiro, seu novo Centro de Armazenagem e Distribuição na cidade de Extrema (MG). O local, que possui oito mil m² de área de armazenagem, oito docas e capacidade para oito mil posições-palete, substitui o antigo CD, instalado na cidade mineira desde 2005 e que contava com três mil m², 2.200 posições-palete e uma doca. Construído sob a modalidade “built to suit”, os investimentos para a inauguração do empreendimento, que atenderá a todo o Brasil, chegaram a R$ 12 milhões.
Segundo o gerente de Supply Chain da Affinia, Cesar Paniz, a iniciativa tem como meta aumentar a eficiência logística da companhia e suportar o crescimento dos negócios. “Pretendemos melhorar a qualidade e a acurácia das entregas, reduzindo o tempo. Com a recombinação das atividades entre o site de Guarulhos (SP) e o novo de Extrema, pretendemos dobrar a quantidade de linhas expedidas por dia”, diz. O número operacional consolidado não é informado.
Cerca de 150 colaboradores, sob gestão da DHL, serão responsáveis pelo recebimento, armazenagem o e distribuição dos produtos. O executivo diz que o objetivo é alcançar 95% de line fill (atendimento por linha). Antes, este índice era de 85% devido, principalmente, às constantes transferências de produtos entre CDs, à disponibilidade de uma única doca para a realização do recebimento e expedição e erros no picking pela falta de espaço físico. “Agora, a carga e descarga de materiais e produtos são separadas e simultâneas, permitindo a operação manter até 12 caminhões no pátio. Essa nova configuração possibilita maior agilidade no recebimento, conferência e despacho”, comemora o gerente.
O CEO da Affinia Group, Terry McCormack, afirma que as operações na América do Sul continuam crescendo, o que torna a expansão da distribuição e armazenamento de importância crucial no apoio aos clientes. “Ao continuar a investir neste mercado, vamos acompanhar a demanda crescente”, resume.
A empresa
Com vendas globais de US$ 1,8 bilhão por ano, dez mil colaboradores e 52 unidades fabris espalhadas pelo mundo, a Affinia fabrica e distribui produtos em 11 países e conta com operações comerciais em mais de 70. Voltada ao mercado de reposição automotiva, 70% do faturamento da companhia provêm da América do Norte, 20% da América do Sul, 7% da Europa e 1% da Ásia.
No Brasil, as quatro unidades de negócios contam com 750 colaboradores. A empresa está no mercado desde dezembro de 2004 e 55% de suas vendas são provenientes do segmento de suspensão e freios, 27% de filtros e 18% estão divididos entre diversas linhas de produto. Pertencente ao grupo norte-americano Cypress, no seu portfólio no Brasil a empresa conta com seis marcas: Nakata (componentes de freios, suspensão, direção e transmissão); Wix (filtros); Brosol (sistemas mecânicos de alimentação); Urba (bombas d’água); Spicer (transferência de força); e Power Engine (componentes de motor).
www.affinia.com.br