Inauguração do novo hub em Guarulhos deve acontecer em maio deste ano
A Gefco Logística do Brasil, subsidiária da PSA Peugeot Citroën, está prestes a concluir as obras de construção de seu primeiro hub. Localizado em Guarulhos (SP), o novo parque logístico da empresa terá área construída de cinco mil m² em um terreno com área total de 20.000 m², e será responsável por integrar as operações de TLA (Transporte e Logística Automotiva) e TLI (Transporte de Logística Industrial), incluindo o overland (transporte terrestre) e o overseas (transporte marítimo e aéreo), operações atualmente executadas nas unidades localizadas nos bairros de Vila Guilherme e Vila Olímpia, em São Paulo. Com a inauguração, prevista para maio deste ano, as atuais instalações serão desativadas.
Segundo Gonzague Collong, diretor-geral da Gefco do Brasil, as Unidades paulistanas foram inauguradas em 2001 e não estavam mais comportando o crescimento da consolidação de mercadorias, que foi de cerca de 40% em 2010. “A construção do hub de Guarulhos acompanha a estratégia de crescimento da Gefco no Brasil e Mercosul, por meio da expansão de sua oferta de serviços e expertise para clientes fora Grupo PSA Peugeot Citroën”, ressalta Collong.
Destinado a todos os clientes da Gefco o novo hub será responsável pela consolidação de mercadorias provenientes, principalmente, do serviço de milk run para a indústria automotiva, mas também daquelas coletadas em fornecedores e clientes em nível nacional e internacional, principalmente na Argentina.
Segundo Collong, a expectativa de movimentação do novo hub é de 125.000 t, o que corresponde a 25% a mais de movimentação de mercadorias da Gefco em relação a 2010. No ano passado, a empresa registrou um volume total de movimentação de 500.000 t de mercadorias. “Com a entrada em operação da unidade de Guarulhos, pretendemos alcançar movimentação de 625.000 t ao longo do ano. Além disso, o a estrutura possibilitará economia de aproximadamente 15% nos custos operacionais”, acentua ele, detalhando que o hub está sendo construído no bairro de Itapegica, próximo à Rodovia Presidente Dutra, sentido Rio de Janeiro, de modo a facilitar o trânsito dos caminhões e o escoamento das mercadorias.
Embora não divulgue o valor investido na construção do novo hub, o executivo revela que a Gefco Brasil teve faturamento de R$ 320 milhões no ano passado e pretende crescer cerca de 30% em 2011.