A rede de lojas Havan implantou um sistema de armazenamento automatizado autoportante da SSI Schaeffer em seu centro de distribuição localizado em Barra Velha (SC). Ao todo, a companhia investiu R$100 milhões na ferramenta destinada à movimentação e armazenagem automática das cargas e produtos paletizados.
A estrutura do sistema é composta por 36 mil posições-paletes, equivalentes a produtos para 900 caminhões e oito transelevadores (robôs) de última geração, produzidos com tecnologia alemã. O sistema chega para garantir o abastecimento das 159 megalojas Havan.
O desenvolvimento, concepção e execução do projeto levou cerca de 1 ano e envolveu profissionais de sete nacionalidades, como Argentina, Brasil, Romênia, Eslovênia, Alemanha, Áustria e Polônia. Com 110 metros de comprimento, 30 m de altura e 1.425 toneladas de material para a construção, foram necessários 130 contêineres para transportar todo o equipamento.
Com o novo sistema é possível separar 3 mil caixas de produtos por hora e a tecnologia aumenta também a produtividade do centro de distribuição, diminui erros e traz agilidade para as entregas. O sistema também é, segundo a empresa, o único no mundo onde o colaborador trabalha dentro do equipamento.
“A tecnologia sempre fez parte do DNA da Havan e cada vez mais está presente em nosso dia a dia. É uma importante aliada para que sigamos revolucionando o varejo brasileiro. A nossa logística está sempre um passo à frente de tudo o que fazemos, para que possamos seguir investindo em nosso país, atendendo com qualidade e agilidade cada um dos nossos clientes", afirma o presidente da Havan, Luciano Hang.
Além do investimento em tecnologia, a Havan concluiu recentemente as obras que ampliaram em 50% a estrutura do CD. O espaço passou a contar com 200 mil m² de área construída. O local é considerado o mais moderno e tecnológico da América Latina. Atualmente, atuam no local cerca de 1.500 colaboradores e são separados mais de 15 mil caixas de produtos por hora para abastecer 400 carretas, que saem diariamente com destino as megalojas espalhadas pelo Brasil.