O Grupo Luft informa que sua operadora logística voltada à área da saúde, a Luft Healthcare, iniciou o serviço de serialização de produtos em seus centros de distribuição (CDs). Para criar a solução, a empresa firmou um acordo junto à Laborpack, companhia com mais de 40 anos de experiência e especialização em processos industriais relativos a embalagens e rótulos para o mercado farmacêutico.
A Luft vem desenvolvendo seu sistema para suportar a legislação brasileira desde 2014, mantendo uma área dedicada ao processo de serialização. A equipe de inovação é parte de um projeto piloto de desenvolvedores em integração com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com todas as licenças, certificados e boas práticas de fabricação nesta área.
“Nosso histórico de prestador de serviços de valor agregado nos impeliu a dar mais este importante passo. Estamos seguindo um caminho de inovação, indo além da logística e lançando iniciativas modernas que resolvem os novos desafios comerciais e regulatórios da indústria”, afirma o COO da Luft Healthcare, Felipe Selistre.
A legislação sobre a rastreabilidade de medicamentos remonta a 2007, quando o Projeto de Lei n. 24/2007 estipulou a criação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM), regulado atualmente pela Lei 13.410/2016. Em 2019, foi publicada a RDC 319 da Anvisa, de acordo com o SNCM, e que propõe o acompanhamento dos medicamentos em toda a cadeia produtiva, desde a fabricação até o uso pelo consumidor final, com rastreio feito por meio de tecnologia de captura, armazenamento e transmissão digital de dados.