A Decathlon inaugurou na última sexta-feira, 12 de março, um centro de distribuição (CD). O local, instalado em Barueri (SP), chega pra sustentar os planos de crescimento e aumento da demanda da empresa que prevê criar marcar, fechar acordos, abrir lojas – 45 ao todo até p final de 2021 – e consolidar o e-commerce.
A estrutura conta com mais de 50 mil m², localização estratégica, fácil acesso a rodovias e, segundo a companhia, trará melhor eficiência logística, evolução tecnológica e espaço para mais colaboradores. Ao todo, 250 profissionais atuam no novo centro. Vale ressaltar que a Decathlon tem no local cerca de 10 mil m² que podem ser utilizados para ampliação da operação ou início de novos serviços.
De acordo com empresa, a nova unidade é dotada de tecnologia a fim de melhorar a produtividade. O CD é mecanizado na movimentação de caixas da coleta até a expedição, com esteira em diferentes setores, além das docas com sistema inteligente para manobra e encoste dos caminhões. A meta com a aplicação das ferramentas é proporcionar mais agilidade na coleta e melhor consolidação das cargas para envio mais rápido para as lojas e centros de distribuição.
O CD também foi pensado de maneira sustentável e recebeu a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (Leed), criada como um selo internacional de construções sustentáveis. O certificado é concebido e concedido pela organização não governamental United States Green Building Council (USGBC), com intuito de promover e estimular práticas de sustentabilidade, satisfazendo critérios para uma construção verde nas categorias Localização e Transporte, Lotes Sustentáveis, Eficiência da Água, Energia e Atmosfera, Materiais e Recursos, Qualidade Interna dos Ambientes e Inovação e Prioridades Regionais.
“A Decathlon Brasil tem como missão e, neste momento, mais do que nunca, tornar o esporte acessível ao maior número de brasileiros e brasileiras de maneira sustentável e, neste sentido, desde a primeira loja inaugurada em 2001, mantém seu plano de expansão, investindo no desenvolvimento e abertura de novas lojas e no e-commerce. Este novo centro de distribuição vem para sustentar este projeto a longo prazo, com mais modernidade, eficiência, tecnologia e maior capacidade de operação”, diz o CEO da Decathlon Brasil, Cédric Burel.
O diretor de logística Brasil na Decathlon, Thiago Nascimento, afirma que a novidade é também um norte para o futuro. Segundo ele, a empresa está acelerando para Logística 4.0 e vai continuar investindo em sistemas e constante automação dos processos ainda não contemplados nessa fase inicial.
“Neste início, nosso foco será aproveitar ao máximo as novidades tecnológicas da casa nova. Além disso, planejamos a abertura de outros centros de distribuição pelo Brasil de modo a reduzir ainda mais o prazo de abastecimento para regiões fora de São Paulo. Estamos preparados para a demanda atual e para o crescimento futuro”, garante Nascimento.