O mercado de veículos comerciais no Peru registrou uma queda de 8,8% nas vendas em agosto de 2024, com 1.441 unidades comercializadas, em comparação com as 1.628 do mesmo mês do ano anterior. O segmento de caminhões sofreu um recuo de 11,3%, enquanto as vendas de ônibus e miniônibus aumentaram 6,3%. Mesmo com a queda em agosto, o acumulado do ano no país apresentou crescimento de 4,1%, com 11.827 unidades vendidas entre janeiro e agosto de 2024. O aumento foi puxado principalmente pelos setores de ônibus e miniônibus, que tiveram alta de 18,3% no período.
O gerente de assuntos econômicos da AAP (Associação Automotriz do Peru), Alberto Morisaki, destacou que a recuperação de setores como pesca, agricultura, construção e mineração impulsionou as vendas de caminhões pesados, enquanto o transporte de pessoas e o turismo foram responsáveis pelo aumento nas vendas de ônibus.
No Equador, o mercado de veículos comerciais se manteve estável em agosto, com uma leve queda de 0,3%, registrando 1.290 unidades vendidas, em comparação com as 1.294 do ano anterior. O segmento de caminhões teve uma redução de 2,5%, enquanto as vendas de vans cresceram 0,7% e as de ônibus aumentaram 18,3%. No acumulado de 2024, o país teve uma retração de 7,8%, totalizando 10.011 unidades comercializadas até agosto.
Entre as marcas mais vendidas no Equador, a Hino liderou em caminhões e ônibus, enquanto a Shineray ocupou a primeira posição no segmento de vans. A liderança do mercado de caminhões foi do japonês Hino, que vendeu 135 unidades em agosto e 1.216 no acumulado do ano.