No primeiro semestre de 2024, a venda de veículos comerciais pesados apresentou comportamentos distintos no Peru e no Uruguai. No Peru, o setor registrou um crescimento de 7,1%, totalizando 8.807 unidades vendidas entre caminhões, ônibus e miniônibus, de acordo com a Associação Automotriz do Peru (AAP). Esse aumento foi impulsionado pelo maior dinamismo de setores econômicos como construção e mineração, além de investimentos em infraestrutura por parte dos governos regionais e locais. O segmento de caminhões cresceu 4,4%, com 7.515 unidades vendidas, enquanto o segmento de ônibus e miniônibus teve um aumento de 25,5%, atingindo 1.286 unidades.
Entre as marcas, a Isuzu liderou as vendas de caminhões com 1.083 unidades, seguida pela Volvo com 620 e pela Fuso com 555 unidades. No segmento de cavalos mecânicos, a Volvo foi a primeira com 395 unidades, seguida pela Scania com 304 e pela Foton com 164 unidades. Em ônibus e miniônibus, a Mercedes-Benz liderou com 303 unidades, seguida pela Hyundai com 110 e pela Fuso com 109 veículos.
No Uruguai, o cenário foi diferente, com uma queda de 7,2% nas vendas de veículos comerciais no mesmo período, somando 1.335 unidades vendidas, segundo a Associação das Concessionárias de Veículos Automotores do Uruguai (ACAU). Os segmentos de caminhões e miniônibus registraram quedas de 8,3% e 10,2%, respectivamente. Foram comercializadas 1.172 unidades de caminhões e 106 unidades de miniônibus. No entanto, o segmento de ônibus apresentou um crescimento de 35,7%, com 57 unidades vendidas.
No ranking de marcas, a JAC liderou as vendas de caminhões no Uruguai com 290 unidades, seguida pela Volkswagen com 273 e pela JMC com 160 unidades. Em miniônibus, a Renault foi a primeira com 45 unidades, seguida pela Hyundai com 32 e pela Mercedes-Benz com 20 unidades. No segmento de ônibus, a Scania ficou na liderança com 32 unidades, seguida pela IVECO com 16 e pela Volvo com 5 unidades.