No início de 2024, as vendas de veículos comerciais pesados na Argentina e na Colômbia registraram declínio significativo, revelam dados divulgados pela SIOMMA, Acara e Andemos.
Na Argentina, as vendas totalizaram 974 veículos em janeiro, representando uma queda de 35,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior, porém apresentando um aumento de 55,8% em relação a dezembro de 2023. A incerteza em torno dos preços dos veículos, devido à espera por mudanças nos tributos internos, bem como a crise econômica no país, foram apontadas como fatores determinantes para essa redução.
A Mercedes-Benz liderou as vendas, superando a IVECO, com 485 unidades vendidas contra 258 da marca italiana. A Scania ficou em terceiro lugar, seguida pela Volkswagen e Agrale. Entre os modelos mais vendidos, a Mercedes-Benz ocupou oito das dez primeiras posições.
Na Colômbia, o mercado automotivo também enfrentou desafios, com a venda de 652 caminhões, ônibus e micro-ônibus, marcando uma queda de 51,0% em relação a janeiro do ano anterior. Oliverio García Basurto, presidente da Andemos, expressou esperança de que 2024 traga estabilidade econômica e crescimento, desde que a inflação seja controlada e as taxas de juros bancários diminuam.
O segmento de cavalos mecânicos foi o mais afetado, com uma retração de 72,0%, seguido pelos caminhões com PBT até 10,5 t e acima de 10,5 t, ônibus e mini e micro-ônibus, todos registrando quedas significativas em suas vendas em comparação com o ano anterior.
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