No universo empresarial contemporâneo, a Logística 4.0 emerge como um fator determinante para a competitividade e eficácia das operações, especialmente para as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) que almejam rivalizar com os gigantes do mercado. O conceito, anteriormente debatido principalmente por grandes corporações, está ganhando terreno entre os empreendedores de menor porte no Brasil, impulsionado pela introdução do Crowdshipping no país.
Mas afinal, o que é essa tão falada Logística 4.0 e como ela pode transformar o jogo para os empreendedores? Trata-se da integração de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT), big data e automação, no gerenciamento de cadeias de suprimentos. O objetivo primordial é otimizar processos, reduzir custos e proporcionar uma experiência excepcional ao cliente.
Um exemplo vivo dessa transformação é a John Richard, empresa de aluguel de móveis corporativos, que ressalta a importância crucial da logística em sua operação, especialmente em tempos de crescente demanda durante a pandemia. Para eles, a logística não apenas facilita a adaptação a desafios imprevisíveis, mas tornou-se um pilar essencial para a eficiência operacional e a satisfação contínua dos clientes, especialmente considerando que, por serem uma empresa de aluguel de móveis, dependem da eficiência tanto do fluxo convencional quanto da logística reversa.
O desafio da última milha
É importante destacar que o desafio das MPMEs na Última Milha é significativo devido a diversos fatores que convergem nesse estágio crucial da cadeia de suprimentos.O estudo "O desafio da última milha", do Instituto de Pesquisa CapGemini, de 2019, apontou que a entrega de última milha representa 53% de todos os custos de envio e 41% dos custos gerais da cadeia de abastecimento. E caso não seja gerido de forma correta, essa fatia pode aumentar ainda mais.
Porém, mesmo diante desses desafios, há motivos para otimismo. Com o foco na eficiência e na tomada de decisões baseadas em dados, as MPMEs têm à disposição ferramentas poderosas para aumentar sua competitividade em um mercado cada vez mais global e digital.
Entre essas ferramentas, podemos citar:
Com esses recursos à disposição, fica claro que a revolução tecnológica da Logística 4.0 não é mais um privilégio exclusivo das grandes corporações, mas sim uma realidade ao alcance de todos os empreendedores, independentemente do seu porte.
*Por Helena Lizo, Diretora Geral da Lalamove Brasil.