O Strategic Sourcing é uma estratégia que avalia em 360º as consequências da aquisição do produto para otimização de gastos. É uma das formas mais efetivas de otimizar os gastos com terceiros e garantir o abastecimento seguro das categorias-chave do negócio, por meio da contratação de produtos e serviços de forma planejada e estratégica. No cenário atual de negócios, onde a competição é acirrada e as margens de lucro são cada vez mais apertadas, o Strategic Sourcing se torna ainda mais relevante.
Essa estratégia de compras busca identificar e selecionar os melhores fornecedores e estabelecer parcerias duradouras com base em critérios como qualidade, preço, capacidade de entrega, flexibilidade e inovação. Ela vai além da simples negociação de preços e envolve uma análise criteriosa de toda a cadeia de suprimentos, desde a identificação das necessidades até a gestão dos fornecedores.
Operacionalmente, as empresas que aplicam o Strategic Sourcing percebem um impacto direto em toda a sua cadeia de fornecimento. Isso acontece pois, quando bem executada, essa estratégia pode gerar reduções da ordem de 10% em custos operacionais de produtos e serviços com a identificação de oportunidades de redução de gastos desnecessários, centralização e automatização de processos de compras, melhoria da gestão de fornecedores e mitigação dos riscos de fornecimento.
Do ponto de vista financeiro, essa redução de 10% de custos tem um impacto direto e substancial nos resultados da empresa, podendo representar até 50% de aumento no lucro antes de impostos, além de aumento do retorno sobre o investimento e maior geração de valor para os acionistas.
Segundo a Aberdeen Group, a principal motivação das empresas para implementar o Strategic Sourcing é a pressão para redução de custos, mas essa não é a única. Existem ainda outros motivadores como melhorar a conformidade de contratos, estratégia de gestão de categorias de compras e do produto e fornecimento.
Um exemplo de sucesso na implementação do Strategic Sourcing é o da Apple. Ao longo dos anos, a Apple tem sido reconhecida por sua abordagem estratégica na seleção e gestão de fornecedores. A empresa estabeleceu parcerias de longo prazo com fornecedores-chave, como a Foxconn e Pegatron, ambos de Taiwan, para a fabricação de seus produtos. Essas parcerias estratégicas permitiram à Apple garantir um suprimento constante de componentes de alta qualidade, diversificar os riscos e aumentar a capacidade, além de obter economias de escala e ganhos de eficiência.
Além do impacto direto nos lucros, o Strategic Sourcing pode se utilizar de diversas alavancas para gerar valor ao negócio. As principais alavancas mais perceptíveis são:
Eficiência Operacional:
Permite uma melhor integração entre a empresa e seus fornecedores, resultando em processos mais eficientes. A colaboração estreita e o compartilhamento de informações entre as partes podem levar a uma cadeia de suprimentos mais ágil e uma redução de gargalos operacionais.
Melhoria da Qualidade:
Selecionar fornecedores com base em critérios de qualidade pode garantir que os produtos e serviços adquiridos atendam aos mais altos padrões. Isso reduz o risco de falhas e retrabalhos, evitando custos adicionais.
Inovação e Competitividade:
Ao estabelecer parcerias estratégicas, as empresas podem se beneficiar do conhecimento e da experiência dos fornecedores. Essa colaboração pode estimular a inovação conjunta, resultando em produtos e serviços diferenciados que conferem vantagem competitiva no mercado.
Gerenciamento de Riscos:
Permite uma melhor gestão de riscos. Ao diversificar a base de fornecedores e estabelecer parcerias sólidas, as empresas podem mitigar os riscos de interrupção no fornecimento, desastres naturais ou flutuações no mercado.
Visibilidade e Transparência:
As empresas ganham maior visibilidade e transparência em relação aos seus gastos com fornecedores. Isso permite uma melhor análise e monitoramento dos custos, identificando oportunidades de economia e eliminação de desperdícios.
Experiência do Cliente:
A melhoria na gestão da cadeia de suprimentos por meio do Strategic Sourcing também pode ter um impacto positivo na experiência do cliente. Ao garantir o fornecimento contínuo de produtos de qualidade, dentro dos prazos estipulados, as empresas podem aumentar a satisfação do cliente e fortalecer sua reputação.
Na implantação do Strategic Sourcing, é comum explorar algumas alavancas de benefício para otimizar o custo total e gerar valor à empresa, dentre elas destacam-se algumas:
Concentração de Volume:
Consolidar volumes em um número menor de fornecedores, agregar volumes de várias unidades e/ou redistribuir volumes para fornecedores.
Avaliação do custo total:
Avaliar componentes do custo total de aquisição do produto ou serviço (ex: custos de aquisição, de operação, treinamentos e serviços, reposição, melhorias, estoque e ainda custos de descarte e reuso, entre outros) e explorar oportunidades de otimizar cada um de seus componentes.
Global vs Local Sourcing:
Avaliar os benefícios de compras internacionais (normalmente motivados por custos competitivos) vs compras locais (normalmente motivados pela facilidade de relação, menores lotes mínimos e maior agilidade e responsividade de entrega).
Otimização de especificações técnicas:
Avaliar os benefícios de especificações e/ou marcas alternativas que otimizem o custo total e/ou agreguem valor ao negócio.
Melhoria de processos conjunta:
Desenvolver a integração da cadeia de suprimentos, revisar processos junto aos fornecedores, apoiar melhorias operacionais dos fornecedores e compartilhar ganhos de eficiência.
Reestruturar relacionamento:
Desenvolver / estabelecer fornecedores chave, realizar alianças estratégicas e analisar “make or buy” para insumos chave.
Um processo completo de implantação de Strategic Sourcing tipicamente é realizado em sete etapas, mas existem variações que podem consolidar ou simplificar algumas delas dependendo da maturidade da categoria da empresa e dos objetivos da empresa. As sete etapas são:
Em suma, o Strategic Sourcing é uma poderosa ferramenta que pode levar as empresas a alcançarem melhores resultados financeiros, promovendo a excelência na gestão de sourcing e a criação de parcerias estratégicas duradouras. Ao adotar essa abordagem, as organizações estão mais preparadas para enfrentar os desafios do mercado e prosperar em um ambiente de negócios em constante evolução.
*Por Camila Ribeiro, Consultora Sênior da Peers Consulting & Tecnology