O custo de servir (Cost to Serve - CTS) é uma metodologia que permite calcular o custo total de atender um cliente, desde o momento em que um pedido é colocado até o momento em que o produto é entregue.
O CTS fornece insights sobre a lucratividade no nível de cliente, produto e/ou canal. Com ele, algumas empresas descobrem que algumas linhas de produto ou clientes são menos rentáveis do que pareciam ser quando analisados apenas pela receita. Por exemplo, um cliente de alto volume pode parecer valioso, mas se os custos para atendê-lo forem altos devido à complexidade logística, sua lucratividade pode ser baixa.
Adicionalmente, o cálculo do custo de servir pode ajudar na identificação de ineficiências operacionais, como produtos com baixo giro de estoque que estejam sendo subsidiados por outros produtos de maior giro ou certos canais de vendas com custos de atendimento ao cliente mais altos. Com essas informações, as empresas podem buscar maneiras de reduzir custos, como otimizar rotas de entrega ou melhorar o gerenciamento de estoque.
Além disso, o conhecimento do CTS pode ajudar as empresas a definir preços mais eficientes e estratégicos, uma vez que sabendo quanto custa cada etapa do ciclo do pedido para atender diferentes clientes ou vender diferentes produtos, é possível oferecer um menu pricing, com um leque de serviços complementares, como fretes expressos e estoques segmentados para garantir disponibilidade.
Os passos básicos para calcular o custo para servir são:
Existem vários erros comuns que as empresas cometem ao fazer o cálculo do CTS, como:
Vale lembrar que o custo de servir não é o único fator a ser considerado ao avaliar a rentabilidade de um cliente. Também é importante considerar o valor total que o cliente traz para a empresa, incluindo receitas e potencial de crescimento a longo prazo.
Também é importante ressaltar que o custo de servir pode variar bastante dependendo do setor, do tipo de produto e do tipo de cliente. Portanto, é essencial ter um entendimento profundo das operações de sua empresa e do perfil de seus clientes ao usar essa metodologia.
*Leonardo Julianelli, sócio do Ilos