O segmento de prestadores de serviços logísticos acaba de ganhar um novo player. A fabricante de motocicletas Yamaha anunciou, neste mês de janeiro, a criação da Yamaha Motor do Brasil Logística, ou simplesmente Yamalog. Trata-se de uma iniciativa pioneira da marca não somente no Brasil, mas no mundo.
“A Yamalog tem que se concentrar em segurança e qualidade como empresa de logística e, em seguida, desenvolver serviços que ofereçam o máximo em benefícios e aumentem a competitividade da Yamaha no Brasil”, declarou o presidente da Yamaha no país, Itaru Otani. “O compromisso da nova empresa é contribuir positivamente para melhorar o resultado comercial do grupo Yamaha no Brasil, além de fazer a diferença no mercado e tornar-se uma referência para a Yamaha no mundo inteiro em termos de excelência e inovação”, completou Eurydes Barcelos, diretor de Negócios da Yamalog.
A Yamaha terceiriza suas atividades logísticas e a Yamalog faz questão de destacar que, embora pertença ao mesmo grupo, não terá nenhum benefício nas licitações da companhia, concorrendo com outros fornecedores e tendo seu desempenho avaliado constantemente. Até 2018 a empresa pretende estar presente em todas as frentes do processo logístico do grupo no Brasil.
Os executivos fazem questão de destacar, porém, que a empresa não foi criada especialmente para atender à Yamaha, mas para atuar no mercado de uma maneira geral, oferecendo seus serviços a outros clientes. A expectativa é que a Yamalog esteja preparada para assumir novos negócios já a partir do terceiro trimestre de 2017.
Sediada em Manaus e com filiais na Região Sudeste, a empresa vai oferecer uma vasta gama de serviços, como transporte, armazenagem, serviços in house, gerenciamento de estoque, coleta, recepção de matéria-prima, abastecimento de linha, transferência, cross-docking, controle de inventário, montagem de kits, expedição, faturamento, distribuição, gestão de frete e milk run, além de disponibilização de mão de obra e também de equipamentos de movimentação. O slogan da Yamalog, “sempre do seu jeito”, reflete o objetivo de oferecer serviços personalizados, estabelecidos por meio de uma criteriosa avaliação e do entendimento das necessidades dos clientes.
A empresa carrega todo o know how da própria Yamaha, com os serviços logísticos que são realizados desde a fábrica até as concessionárias. Depois de finalizados na linha de montagem de Manaus, os produtos da marca passam por uma rigorosa inspeção e são transportados até o centro de distribuição de produtos acabados. De lá, seguem para o Porto de Manaus, de onde, via balsa, são encaminhados ao Porto de Belém para serem escoados via transporte rodoviário para todo o Brasil. É uma operação cotidiana, complexa e que exige grande comprometimento, pois um atraso qualquer implica diretamente no descumprimento dos prazos de entrega assumidos com os consumidores finais.